Presença/Ausência da Musicalização no Projeto Político Pedagógico de uma Escola Dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Um olhar a partir de uma experiência de estágio como pesquisa
Resumo
Este artigo investiga a integração da musicalização no contexto educacional dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública no município de Guanambi- Bahia, utilizando abordagem qualitativa-descritiva com observação participante e análise documental. A pesquisa foi realizada durante o estágio supervisionado em uma turma do 2º ano, entre o período de três semanas e indaga sobre a organização do trabalho pedagógico, especialmente o papel da música, examinando sua presença no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. Observamos que, embora o PPP da escola valorize a música, sua implementação efetiva é bastante limitada, com pouca integração em outras áreas do currículo. Apontamos que é essencial explorar estratégias que favoreçam uma integração mais ampla da música em diversas disciplinas escolares. Portanto, para promover efetivamente o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social dos alunos, é crucial ampliar o espaço e a valorização da musicalização no currículo escolar.