PROJETO PEDAGÓGICO: OFICINA DE LEITURA E CONSTRUÇÃO DE JOGOS NAS TURMAS DO 3º ANO
Resumo
O lúdico na sala de aula é utilizado como instrumento para desenvolver uma aprendizagem significativa. Sendo assim, este resumo expandido visa apresentar maneiras de como a vivência de brincadeiras podem auxiliar na aprendizagem e melhorar as práticas docentes. Essa pesquisa foi realizada na escola municipal Joaquim Dias Guimarães, situada no município de Guanambi-Bahia, com os alunos do 3º ano das séries iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa buscou trazer para a prática pedagógica diversas atividades que contribuem no desenvolvimento e aprendizagem do aluno, com enfoque maior nas disciplinas de Português e Matemática, onde percebemos a maior dificuldade dos alunos. Com o resultado da pesquisa, foi perceptível o interesse das crianças pelas atividades propostas e a evolução dessas durante o processo. Neste sentido, entendemos que quanto mais espaços lúdicos são proporcionados para a criança, mais alegre, espontânea, criativa, autônoma e afetiva ela será.