A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NUMA PERSPECTIVA DECOLONIAL
Palavras-chave:
Formação docente, Perspectivas decoloniais, Educação Infantil, Relações étnico-raciaisResumo
Este resumo visa apresentar reflexões sobre a formação docente para a educação das relações étnico-raciais, numa abordagem decolonial. Compreendemos que a formação é espaço privilegiado e central para a construção de práticas educativas antirracistas. Assim, realizamos entrevistas com quatro professoras e a coordenadora pedagógica, com o intuito de saber se já haviam participado de cursos voltados para a temática étnico-racial. Os resultados apontam a ausência de estudos frente a essas questões, o que dificulta promover rupturas epistemológicas, bem como, rejeitar representações hegemônicas, eurocêntricas e colonizadoras de currículos, instituições, infâncias e crianças. Nesse sentido, é necessário transgredir a formação docente que imprime uma concepção europeia de conhecimento e de mundo, a qual não possibilita outras possibilidades de pensar e agir frente às relações étnico-raciais.