A Cultura Escrita nos espaços coletivos de cuidado e educação

Autores

  • Gustavo Alves Oliveira Universidade do Estado da Bahia
  • Elenice de Brito Teixeira Silva Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Cultura escrita. Educação Infantil. Linguagem escrita

Resumo

Este trabalho é parte de uma pesquisa sobre Políticas e Práticas de Educação Infantil nos territórios do Sertão Produtivo e Velho Chico, desenvolvida entre os anos de 2022 e 2024 pelo Observatório da Infância e Educação Infantil (ObEI), grupo de estudos, pesquisa e extensão da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus XII. O estudo tem por objetivo mapear práticas com cultura escrita em uma Escola Municipal de Educação Infantil. A pesquisa é de abordagem qualitativa sobre os dados construídos por meio da observação participante em uma unidade do Proinfância do município de Guanambi, Bahia e fundamenta-se na abordagem do Ciclo de Políticas de Ball (2010). Com os resultados da pesquisa, buscamos compreender com quais materiais da cultura escrita as crianças relacionam durante a brincadeira, como também interpretar as ações e relações estabelecidas nas suas falas e gestos. Este trabalho evidencia a importância da linguagem escrita no desenvolvimento integral da criança e para a necessidade de organização das práticas educativas no cotidiano da Educação Infantil que tenham como finalidade a apropriação da linguagem escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-10-2024

Edição

Seção

Eixo 6 - Formação docente, currículo, diversidade e práticas educativas.