“APRENDEMOS MUITAS COISAS”: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO CETIT
Resumo
Resumo
O presente estudo, organizado no formato de Relato de Experiência (RE), objetivou (1) refletir sobre os (des)caminhos da Educação Especial e Inclusiva (EEI) e (2) analisar os resultados de uma experiência de mediação da EEI em uma escola da rede estadual de ensino da Bahia. Para cartografar os cenários, o contexto de realização e os resultados das oficinas desenvolvidas com um grupo constituído por oito estudantes com deficiência matriculados no Colégio Estadual de Tempo Integral Tiradentes (CETIT), localizado no município de Oliveira dos Brejinhos – BA, recorreu-se às foto(grafias), às atividades desenvolvidas e aos depoimentos dos/as participantes. Da análise qualitativa desses dados, emergiram os seguintes resultados: a participação nas oficinas está sendo permeada pelo prazer, visto que os/as estudantes PCDs dizem estar aprendendo de maneira divertida, por meio de atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras. Com isso, vê-se um esforço em assegurar condições para que eles/as acessem e permaneçam na escola, tendo em vista o princípio-direito da inclusão. Em síntese, este trabalho incita novas experiências no campo da EEI, especialmente nas turmas regulares de ensino, onde as práticas educativas inclusivas são quase inexistentes.