“APRENDEMOS MUITAS COISAS”: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO CETIT

Autores

  • Romário Silva Jorge
  • Érica de Almeida Bonfim Colégio Estadual de Tempo Integral Tiradentes (CETIT)

Resumo

Resumo

O presente estudo, organizado no formato de Relato de Experiência (RE), objetivou (1) refletir sobre os (des)caminhos da Educação Especial e Inclusiva (EEI) e (2) analisar os resultados de uma experiência de mediação da EEI em uma escola da rede estadual de ensino da Bahia. Para cartografar os cenários, o contexto de realização e os resultados das oficinas desenvolvidas com um grupo constituído por oito estudantes com deficiência matriculados no Colégio Estadual de Tempo Integral Tiradentes (CETIT), localizado no município de Oliveira dos Brejinhos – BA, recorreu-se às foto(grafias), às atividades desenvolvidas e aos depoimentos dos/as participantes. Da análise qualitativa desses dados, emergiram os seguintes resultados: a participação nas oficinas está sendo permeada pelo prazer, visto que os/as estudantes PCDs dizem estar aprendendo de maneira divertida, por meio de atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras. Com isso, vê-se um esforço em assegurar condições para que eles/as acessem e permaneçam na escola, tendo em vista o princípio-direito da inclusão. Em síntese, este trabalho incita novas experiências no campo da EEI, especialmente nas turmas regulares de ensino, onde as práticas educativas inclusivas são quase inexistentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-10-2024

Edição

Seção

Eixo 6 - Formação docente, currículo, diversidade e práticas educativas.