O TRABALHO PEDAGÓGICO E A INFLUÊNCIA DA GESTÃO ESCOLAR NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Carlos André Ribeiro da Silva UNEB
  • Elisa Mara UNEB
  • Marinalva Nunes Fernandes UNEB

Palavras-chave:

Dificuldades de aprendizagem. Gestão escolar. Inclusão. Leitura e escrita.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo, compreender a organização do trabalho pedagógico nas classes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e as estratégias e/ou projetos que a gestão escolar desenvolve visando a inclusão das crianças no processo de aprendizagem da leitura e da escrita, nessa etapa de ensino. Partimos das seguintes indagações: como se dá a organização do trabalho pedagógico nas classes dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Quais as estratégias e/ou projetos que a gestão escolar desenvolve visando a inclusão das crianças no processo de aprendizagem da leitura e da escrita, nessa etapa de ensino? A pesquisa é de abordagem qualitativa e utilizou como instrumentos para levantamento dos dados a observação participante e a análise documental. Os resultados obtidos evidenciaram que a organização do trabalho pedagógico na referida turma, possuía uma estrutura mais técnica, com foco em atividades escritas realizadas a partir do livro “Prosseguir” e livros didáticos. Identificamos, também, que a gestão escolar desenvolve o projeto de leitura intitulado “Leitura em Foco” que se objetiva a contribuir para a formação de alunos leitores, estimular a imaginação e a criatividade, facilitar a escrita e a leitura dos alunos, entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marinalva Nunes Fernandes, UNEB

Possui Doutorado em Educação pela PUC/GO, e atua como professora adjunta do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XII Guanambi/BA.

Downloads

Publicado

31-10-2024