DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A PERMANÊNCIA NA PROPRIEDADE FAMÍLIAR: O CASO DOS/DAS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA(EFA) DO MUNICÍPIO DE LICÍNIO DE ALMEIDA/BAHIA

Autores

  • Manoel Carlos Freire de Souza UNEB Campus XII
  • Leidjane Fernandes Baleeiro

Resumo

O presente trabalho resulta de uma pesquisa de campo que teve como lócus a Escola Família Agrícola do município de Licínio de Almeida (EFALA), Bahia, tendo como objetivo identificar os desafios e possibilidades para a permanência dos/das estudantes na propriedade familiar, após concluir o Curso Técnico em Agroecologia. Na composição da metodologia de trabalho, recorremos a uma abordagem quantitativa/qualitativa, para fins de produção dos dados e obtenção de respostas para o tema, realizamos questionário e roda de conversa com os estudantes do Curso Técnico em Agroecologia. Após a categorização e análise dos dados, chegamos aos seguintes resultados: mesmo com algumas fragilidades formativas, a EFA incentiva a permanência do jovem no campo. Diante das respostas dos jovens envolvidos na pesquisa, foi possível perceber que este trabalho contribuiu para uma melhor compreensão da realidade vivenciada pelos estudantes da EFA de Licínio de Almeida nas suas comunidades. A roda de conversa também possibilitou identificar, entre os jovens, familiares e suas respectivas comunidades, o que cada estudante entende por: trabalho, educação, cultura, esporte e lazer

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-10-2024

Edição

Seção

Eixo 6 - Formação docente, currículo, diversidade e práticas educativas.