JOVENS MULHERES CAMPONESAS INSERIDAS NA EJA E AS RELAÇÕES DE GÊNERO

Autores

  • Talita Silva Souza UNEB
  • Maria de Fátima Pereira Carvalho

Resumo

Este texto trata-se de um recorte da pesquisa de Iniciação Científica intitulada “os sentidos e significados atribuídos à escolarização na vida de jovens mulheres camponesas inseridas na EJA no município de Matina-BA”. Diante dos achacados da pesquisa, identifica-se a intensificação das relações de gênero na vida de jovens mulheres camponesas. Isso porque, em sua grande maioria são pessoas pertencentes às classes populares, pobres, pretas, mães, periféricas e camponesas, as quais são diariamente invisibilizadas socialmente. Com intuito de compreender e analisar como as relações de gênero permeiam a vida dessas jovens e como estas questões construídas ao longo da humanidade, implicam na escolarização das mesmas. Para isso, utilizou-se como instrumento metodológico, a entrevista semiestruturada com duas jovens mulheres camponesas estudantes da EJA. Percebeu-se diante de suas vozes como tais fatores atravessam e dificultam a volta aos estudos dessas mulheres. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-10-2024

Edição

Seção

Eixo 6 - Formação docente, currículo, diversidade e práticas educativas.