Como a inclusão da robótica pode auxiliar na educação básica

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Ana Cristina Dias Alves
Ademilton Fonseca Melo de Souza
Valdenice de Jesus Melo

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a importância da inclusão da robótica na
educação básica, dentro da sala de aula. E também de mostrar como o ensino básico pode
se tornar mais interessante ao aluno através de atividades práticas modernas, cujo
conceito utilize a robótica. Além de despertar a curiosidade do estudante para que este
veja a escola como um local interessante não só para o estudo teórico, mas também que
mostre algumasaplicações tecnológias que estão dentro de casa. Isso de acordo com os
conceitos apresentados por autores como Seymour Papert, Paulo Cesar Gonçalves e
Marcia Kniphoff, ela, por sua vez, é uma das autoras do livro “Introduzindo a robótica na
escola”. Nele constata-se que o ROBOKIT é uma caixa multicontroladora que tem por
finalidade educativa oferecer oportunidade de programação para os estudantes,
professores da Educação Básica e de cursos de Licenciaturas, proporcionar aos
professores um objeto capaz de relacionar a robótica aos conteúdos e temas transversais
trabalhados em sala de aula, oferecer às famílias um equipamento que diverte e auxilia
no desenvolvimento da atenção e de sistematização do pensamento e oportunizar ambiente
desafiador, no qual os estudantes possam elaborar e testar suas hipóteses. Como resultado
espera-se que os alunos desenvolvam autonomia, criatividade e imaginação, cooperação,
rapidez e logicidade de pensamento, entre outras diferentes habilidades. Por fim,
conforme o desenvolver das buscas pelas informações para a elaboração deste documento,
foi possível engrandecer o entendimento da importância do estudo com a presença da
robótica em nossas vidas.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Alves, A. C. D., Souza, A. F. M. de, & Melo, V. de J. (2019). Como a inclusão da robótica pode auxiliar na educação básica. RIANCO, 1(1). Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/anco/article/view/9467
Seção
Artigos