Anãnsi: Revista de Filosofia - Um ano de existência

2021-05-23

Em um sábado de março de 2020, um graduando entusiasmado e um professor universitário de sólida carreira decidiram apostar em algo: um periódico de Filosofia que estivesse aberto a “pensar novas formas de pensar a atividade do pensar". Criar não apenas um veículo de comunicação para valiosos trabalhos acadêmicos, mas também abrir um espaço tanto para compartilhar ideias relevantes a nossa contemporaneidade, quanto para inspirar pensamentos para a construção do futuro. E recentemente completamos um ano de projeto.

Acreditamos que, neste momento, se pode dizer que tal trabalho foi realizado a contento. Em seu primeiro ano de existência, a Revista Anãnsi, nos dois números de seu primeiro volume (Trabalhos de Filosofia Geral), publicou 32 escritos (2 editoriais, 13 artigos, 5 ensaios, 9 traduções e 3 resenhas), fruto do trabalho de 33 pesquisadores de 19 instituições (UNEB, UFBA, IFBA, UFRB, UNB, UFPR, UECE, UFSC, UFRJ, Uni7, UFCAT, UFAC, UVA, UFPE, UFJF, UNESP, UFRGS, SUNY Cortland e NOVA Lisboa), sobre os mais diversos temas e áreas da Filosofia, de viés tradicional ou inovador.

Há muitos agradecimentos que poderiam ser feito. Neste momento, acreditamos que, assim como a criação do mundo não teria sentido sem aqueles que pudessem contemplar suas belezas, podemos dizer o mesmo deste portal, sem aqueles que consultam, consultaram e consultarão nossas publicações para melhor qualificar pesquisas e conhecimentos em Ciências Humanas, que bebem da Filosofia e resistem ao generalizado estado de sítio contra a Universidade pública e o pensamento crítico em nosso país.

Após nossa contagem no dia 10, confirmamos que, em seu primeiro ano, nosso periódico obteve em suas duas primeiras edições um total de 2383 visualizações e 2046 downloads, integralizando mais de quatro mil leituras. Agradecemos a esses leitores que prestigiam nossa atividade e atribuem sentido ao fazer de todos os envolvidos neste projeto.

Desejando que sigamos sempre em frente,

Flávio Rocha de Deus e Luciano Costa Santos - Editores Fundadores