O Estado do Conhecimento da Dislexia: uma abordagem a partir da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro-BA

  • Marta Valéria Borges Lima
  • José da Silva Martins (Pinzoh)

Resumo

O presente trabalho constitui-se a partir do estudo das Dificuldades de Aprendizagem, mais especificamente a Dislexia, o qual teve como lócus de pesquisa a SEDUC – Secretaria de Educação do Município de Juazeiro-Ba, tendo como objetivo geral compreender o estado do conhecimento da Dislexia a partir da rede de ensino deste município. Para tanto, se fez um diálogo entre os vários teóricos que discutem a Dislexia, onde buscamos compreender como esta questão é difundida na sociedade, permeando, durante a discussão desta, o estudo do estado do conhecimento a respeito desse distúrbio nas escolas, no intuito de elucidar sobre os avanços e limitações no âmbito educacional. O arcabouço metodológico consiste numa abordagem qualitativa, na qual se fez uma articulação entre as considerações teóricas e as informações advindas da coleta de informações realizada na rede de ensino, como instrumentos para esta coleta, utilizamos questionários, entrevistas e observações. Os principais resultados desse estudo, verificou-se a necessidade crescente de ter formações que contemplem o aprofundamento sobre a Dislexia na rede. As questões estruturais e físicas acabam afetando as ações voltadas para atender esta demanda. A articulação entre as partes (NEI, professores, alunos e família) ainda não ocorre de maneira esclarecedora.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-03-10
Métricas
  • Visualizações do Artigo 454
  • PDF downloads: 274