Dossiê "Questões da Filosofia Africana"
A filosofia tem pretensão de procurar a fundamentação das condições de interpretação das causas mais gerais de fenômenos da natureza, da vida social e do entendimento. A partir do século XIX ocorre no seio da tradição filosófica o movimento de intensificação do questionamento do percurso feito no pensamento ocidental; elementos como a historicidade, o contextualismo e o materialismo colocaram em xeque as definições supostamente universais de conceitos como “ser humano”, “sociedade” e “pensamento”. É nessa circunstância que a filosofia africana surge como uma das perspectivas preocupadas com a produção de conhecimento a partir de seu tempo e lugar, dialogando com as necessidades, as referências e os contextos em que os(as) filósofos(as) estão inseridos(as).
Nesse sentido, a própria ideia de África se apresenta como um dos principais problemas para a filosofia africana. A primeira invenção da África foi feita por europeus em uma conjuntura em que os próprios nativos não sabiam que eram africanos. Essa definição que toma o continente como algo exótico e animalesco foi motivada por interesses políticos e econômicos. Após essa invenção da África, outras passaram a ser feitas pelos próprios africanos e esse ainda é um terreno fértil para novas invenções que partem de outros pressupostos que escapam do universalismo dito eurocêntrico.
É a partir dessa conjuntura que este dossiê visa reunir artigos que dialoguem com os(as) filósofos(as) africanos(as) ou com temas relacionados aos contextos filosóficos, sociopolíticos, antropológicos, históricos e culturais das diversas regiões da África a partir dos seguintes temas:
- Contemporaneidade e Interculturalidade
- Questões pós coloniais;
- Reinvenções da África;
- Representações da África.
- Epistemologia
- A questão da (im)possibilidade do discurso filosófico africano;
- Correntes da filosofia africana;
- Crítica ao universalismo dito eurocêntrico e abordagens contextuais.
- Ética e Filosofia Ubuntu
- Humanismo africano;
- Filosofia da educação;
- Personalismo africano.
- Filosofia Política
- Democracia e liberalismo;
- Desigualdade e subdesenvolvimento;
- Marxismo e socialismo africano.
- Teoria Social e identidade
- Grupos étnicos e identidade;
- Negritude e unidade africana;
- Problemas de gênero.
Organizadores:
Cristian Arão (Dr. Pelo PPG em Filosofia pela UFBA, e membro do Grupo de Pesquisa África do Século XX)
Manuel Cochole Paulo Gomane (Universidade Save em Moçambique, UFBA)
Data máxima do envio dos artigos: 15/05/2023.
Os artigos deverão ser submetidos ao portal da revista, como também enviados para os endereços eletrônicos dos organizadores deste dossiê: cristian_arao@hotmail.com e manuelcochol@gmail.com