Edições anteriores

  • Práticas desobedientes nas artes, na educação e na vida & Dois de julho na aula de História
    v. 4 n. 7 (2023)

    Em sua edição de 2023.1, Abatirá disponibiliza dossiê duplo intitulado Práticas desobedientes nas artes, na educação e na vida Dois de julho na aula de História. Além de artigos livres e entrevista com Márcia Kambeba. 

    A arte final da Capa é uma gentileza de Danilo Silva (UESB), a quem agrecemos. 

    A todas as pessoas que colaboram para a edição de 2023.1 de Abatirá, nosso muito obrigado e um abraço afetuoso!! 

     

     

    "Práticas desobedientes nas artes, na educação e na vida" deve-se à organização seguinte: 

    Professora Dra. Roberta Stubs (Universidade Estadual de Maringá - UEM)

    Professor Dr. Rafael Guimarães (Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ)

     

    "Dois de julho na aula de História" contou com a organização de:

    Professora Dra. Lina Maria Brandão de Aras (Universidade Federal da Bahia - UFBA)

    Professor Dr. Sérgio Armando Diniz Guerra Filho (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB)

     

  • Leitura e escrita insurgentes de Chimamanda Adichie
    v. 3 n. 6 (2022)

    Abatirá tem o prazer de disponibilizar dossiê intitulado "Leitura e escrita insurgentes de Chimamanda Adichie", gentilmente organizado por:

    Prof. Dr. Isaías Francisco de Carvalho (Universidade Estadual de Santa Cruz / UESC)

    Profa. Dra. Daiana Nascimento dos Santos (Universidad de Playa Ancha / UPLA) 

    Profa. Ma. Luana Caetano Thibes (Universidade Estadual de Santa Cruz / UESC)

    Também contamos com poesias, resenha, relato de experiência e entrevista com a poeta tatiana nascimento

  • Educação camponesa na América Latina & O legado de bell hooks
    v. 3 n. 5 (2022)

    A edição 2022.1 de Abatirá além de artigos diversos, poesias, tradução, congrega dossiê duplo intitulado, "Educação camponesa na América Latina & O legado de bell hooks", resultado das seguintes chamadas para publicação:

    1) Educação camponesa na América Latina: práticas formativas, experiências pedagógicas e multisseriação, organizado pelas Professoras Dra. Arlete Ramos dos Santos (UESB), Dra. Terciana Vidal Moura (UFRB) e pelo Professor Dr. Diego Juárez Bolaños (UIA / Ciudad de México).

     2) O legado de bell hooks, cuja organização ficou ao encargo do Professor Vinícius Rodrigues Costa da Silva (UFRJ), da Professora Dra. Luana Luna Teixeira (IFRJ) e do Professor Dr. wanderson flor do nascimento (UnB).

     

    A Abatirá agradece:

    Grafismo por Arissana Pataxó

    Designer gráfico por Danilo Silva

  • Saberes dos Povos, Desconstrução e Branquitude
    v. 2 n. 4 (2021)

    A edição 2021.2 de Abatirá além de artigos diversos, poesias, relato de experiência e ensaios, congrega dossiê duplo, "Saberes dos povos, Desconstrução e Branquitude", resultado das seguintes chamadas para publicação:

    1) "Os saberes dos povos e a desconstrução: Religiosidade, natureza e cultura", organizado pelos Professores Dr. Emmanuel Biset (CONICET - Universidad Nacional de Córdoba), Dr. Marcelo José Derzi Moraes (Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Dr. Rafael Haddock-Lobo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

    2) "Branquitude e racismo estrutural na Universidade", cuja organização ficou ao encargo da Professora Dra. Daniele de Oliveira da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Professor Dr. Clézio Roberto Gonçalves da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP/CNPq).

     

    A Abatirá agradece:

    Grafismo por Arissana Pataxó

    Designer gráfico por Danilo Silva

  • ISSN 2675-6781

    Educação para a Diferença
    v. 2 n. 3 (2021)

    Abatirá traz em seu terceiro número um dossiê duplo intitulado "Educação para a Diferença".

    "Conversas curriculares Brasil – Moçambique: (Re)aproximações diaspóricas", organizado pelo Prof. Dr. António Fernando Zucula (ACIPOL/Moçambique), Profª. Dra. Luzi Miranda Borges (UESC) e Prof. Dr. Paulo de Tássio Borges da Silva (UFSB), contempla práticas discursivas em políticas curriculares, (re)aproximações diaspóricas e fluxos culturais entre Brasil e Moçambique.

    "Educação para as Relações Étnico-raciais: O ensino de ciências e suas tecnologias", organizado pelas Profas. Afro-brasileiras Dra. Bárbara Carine (UFBA) e  Dra. Marta Regina dos Santos Nunes (UERGS) e pelo Prof. Dr. Mamour Sop Ndiaye (CEFET-RJ), apresenta práticas pedagógicas e estudos teóricos inovadores, pesquisas na área de ensino de ciências e suas tecnologias, diálogos com a Lei 10.639/2003.

    Capa da Abatirá por Pedro Arão

    ISSN 2675-6781 

  • Educação Escolar Indígena no Século XXI: Desafios, especificidades e perspectivas
    v. 1 n. 2 (2020)

    Congrega diferentes contextos e perspectivas da educação escolar indígena no Brasil; problematiza políticas educacionais dos/para os povos indígenas, a atuação profissional e a formação das/os professoras/es indígenas, a escola diferenciada e a produção de material didático-pedagógico específico. 

    Arte da capa por Oiti Pataxó @oiti_pataxo  (lápis cera com caneta hidrográfica)

  • ISSN 2675-6781

    Ensino de História da África: Possibilidades e estratégias
    v. 1 n. 1 (2020)

    Dossiê que tematiza o ensino de História da África e dos africanos em suportes utilizados como recurso pedagógico, a exemplo de livros didáticos, filmes, literatura de ficção e canções.

    ISSN 2675-6781 
  • Template _ Abatirá _ Revista de Ciências Humanas e Linguagens 
    v. 1 n. 1 (2019)

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