Chamada para Dossiê (2021.2): Branquitude e racismo estrutural na Universidade [ENCERRADA]

2021-08-30

Chamada para Dossiê (2021.2):

Branquitude e racismo estrutural na Universidade

 

Profa. Dra. Daniele de Oliveira (UFBA)

http://lattes.cnpq.br/5889942218776022

Prof. Dr. Clézio Roberto Gonçalves (UFOP/CNPq)

http://lattes.cnpq.br/1258641327527676

Organizadores

 

A universidade é uma das muitas instituições que constitui o Estado brasileiro, historicamente racista e eurocêntrico. O racismo estrutural e o privilégio branco se manifestam dentro de ambientes institucionalizados, apesar de avanços significativos promovidos por meio de políticas públicas e ações governamentais, especialmente, anteriores ao impedimento da presidenta Dilma Rouseff.

À despeito desses avanços, o privilégio branco teima em se manifestar nas relações entre os sujeitos no ambiente universitário, no currículo dos componentes, nas políticas institucionais e nas burocracias acadêmicas, na presença/ausência de professoras/es negras/es e até no movimento estudantil, implicando em diferenças globais na partilha e no acesso a recursos simbólicos, cognitivos e materiais.

O privilégio branco na universidade é causa e consequência de tratamento desigual em sistemas e agendas educativas, posicionando os sujeitos brancos em situação de vantagem em relação a outros grupos racializados. Partindo dessa premissa, a presente chamada se propõe a acolher artigos de vertentes teóricas e/ou empíricas, com metodologias variadas, interessados em problematizar o privilégio branco na universidade.

 

  • Dúvidas podem ser encaminhadas para abatira@uneb.br.
  • Textos devem ser submetidos à Abatirá até 31 de outubro de 2021.