“Não é monstruosidade, é racismo"
Entrevista com Vinícius da Silva e wanderson flor do nascimento
Resumo
Nesta entrevista, realizada em julho de 2020, converso com o wanderson flor do nascimento e Vinícius da Silva sobre as articulações do racismo moderno, ontologias e violências simbólicas contra corpos de pessoas negras, sobretudo, de jovens negros. Com isso, os entrevistados argumentam que o racismo produz impactos monstruosos nas subjetividades de pessoas negras e brancas, dentro do escopo desta entrevista, e que é preciso combater o racismo pelas vias corretas e de forma coletiva.
Palavras-chave: Racismo; Ontologias; Antirracismo; Anticapitalismo
[1] Graduado em filosofia, especialista sobre o ensino de filosofia, mestre em filosofia e doutor em bioética pela Universidade de Brasília (UnB). É professor do Departamento de Filosofia da UnB, do Programa de Pós-graduação em Bioética (FS-UnB), do Programa de Pós-Graduação em Metafísica (IH/UnB), do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania (CEAM/UnB) e colaborador dos programas de mestrado profissional em Sustentabilidade junto ao Povos e Terras Tradicionais (MESPT/UnB) e Filosofia - PROF FILO - (Multi-institucional, Pólo UFT). Colíder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Raça, Gênero e Sexualidades Audre Lorde - GEPERGES Audre Lorde (UFRPE/UnB-CNPq). Membro do Núcleo de Estudos sobre Filosofias Africanas "Exu do Absurdo" (NEFA/UnB).
[2] Ativista e estudante de Controle Ambiental no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Campus Nilópolis. Enquanto pesquisador independente, tem se dedicado, principalmente, a realizar uma leitura do pensamento de bell hooks que articule categorias filosóficas (ética, política e ontologia/fenomenologia) e a compreender questões contemporâneas da Filosofia Política. Para além das atividades acadêmicas e de divulgação científica, Vinícius apresenta o podcast Outro Amanhã, media o Laboratório de Estudos Anticoloniais (LEAC/Casa Naara) e é articulador do GT de Gênero do Engajamundo. Também escreve sobre amor e possibilidades políticas a partir do pensamento negro contemporâneo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.