2 de Julho nas Histórias em Quadrinhos

Ensino de História da Independência do Brasil na Bahia através da Ficção

Autores

Palavras-chave:

Histórias em Quadrinhos, Independência do Brasil na Bahia, 2 de julho

Resumo

O artigo aborda as potencialidades das histórias em quadrinhos sobre o 2 de julho para o ensino de História regional. O trabalho faz o mapeamento básico de histórias em quadrinhos que tenham por tema as guerras de independência do Brasil na Bahia. A partir de tais objetos-fontes é possível fazer uma análise prévia de suas estruturas narrativas para produzir com criticidade a sua instrumentalização pedagógica para o ensino de História. Três obras são eleitas para a sua abordagem crítica inicial: Maria Quitéria – A Injustiçada (2012), de Eduardo Kruscewsky e Luís Cleiton Mascarenhas Leite; Dois de Julho – A Bahia na Independência do Brasil (2013), de Maurício Pestana; e 2 de Julho – 190 Anos de Independência do Brasil na Bahia (2013), de Chico Castro Jr. e Gentil. O trato crítico das três narrativas passa pela análise de suas estruturas de objeto-fonte para a historiografia e nas singularidades que compõem seus imaginários e representações a serem instrumentalizados para o fazer pedagógico do ensino-aprendizagem de ensino de História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Savio Queiroz Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutorando em História pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Membro do Grupo de Trabalho de Estudos de Gênero – ANPUH-BA (GT-Gênero-ANPUH-BA). Membro do Laboratório de Estudos sobre a Transmissão e História Textual na Antiguidade e no Medievo (LETHAM). Membro da Red Internacional Multidisciplinar en Estudios de Género (RIMEG). Membro do Grupo de Pesquisa em Mídias, Tecnologias e História (MITECHIS). Membro do GT de História do Crime, da Polícia, das Práticas de Justiça e suas Fontes (ANPUH-RS). Autor do livro Mulher Maravilha para Presidente! – História, Feminismos e Mitologia nas Histórias em Quadrinhos, lançado em 2019. savio_roz@yahoo.com.br. 

Referências

ALBUQUERQUE, Wlamyra. Algazarra nas Ruas: Comemorações da Independência na Bahia (1889-1923). Editora da Unicamp, Campinas, 1999.

ARAÚJO, Ubiratan Castro de. A Guerra da Bahia. CEAO-UFBA, Salvador, 2001.

AZÉMA, Jean-Pierre. A Guerra. In: REMOND, René (org). Por uma História Política. 2ª edição. Editora FGV, Rio de Janeiro, 2003.

BITTENCOURT, Circe. As “Tradições Nacionais” e o Ritual das Festas Cívicas. In: PINSKY, Jaime (org). O Ensino de História e a Criação do Fato. Editora Contexto, São Paulo, 2021.

CASTRO JR.; GENTIL. 2 de Julho – 190 Anos da Independência do Brasil na Bahia (História em Quadrinhos). Fundação Gregório de Matos, Jornal A Tarde, Salvador, 2013.

GOMES, Nathan. A la Guerra Americanas: Questões de Gênero e Etnicidade nos Retratos de Maria Quitéria de Jesus. In: RITA - Revue Interdisciplinaire de Travaux sur les Amériques, n. 12, 2019a. Disponível em: http://www.revue-rita.com/notes-de-recherche-12/a-la-guerra-americanas-questoes-de-genero-e-etnicidade-nos-retratos-de-maria-quiteria-de-jesus-nathan-gomes.html.

GUERRA FILHO, Sérgio Armando Diniz. Dois de Julho: Festas de Caboclo e Cabocla e a Guerra de Independência na Bahia. In: Em Tempos de Histórias – Revista do Corpo Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UNB. Número 40, Brasília, jan/jun 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/43986.

GUERRA FILHO, Sérgio Armando Diniz. O povo, a guerra, a liberdade: um programa político popular durante a guerra de Independência da Bahia (1822-1823). In: Clio Revista de Pesquisa Histórica. UFPE, volume 20, número 1, 2002. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24875.

KRUSCHEWSKY, Eduardo; LEITE, Luiz Cleiton Mascarenhas. Maria Quitéria – A Injustiçada (História em Quadrinhos - Mangá). Academia Feirense de Letras, Feira de Santana, 2012.

LIMA, Sávio Queiroz. A Abordagem Epistemológica das Histórias em Quadrinhos Enquanto Objeto-Fonte. In: Anais Congresso Internacional da Faculdade EST, volume 2, pp. 1814-1828, 2014. Acessado em 26 de janeiro de 2023. Disponível em: http://anais.est.edu.br/index.php/congresso/article/view/328/314.

LIMA, Savio Queiroz. Histórias em Quadrinhos e Juventude. In: DEL PRIORE, Mary (org). História dos Jovens no Brasil. Editora Unesp, São Paulo, 2022.

LIMA, Savio Queiroz. Pesquisando História nos Quadrinhos: A Pesquisa de Quadrinhos na História e de História nos Quadrinhos. In: REBLIN, Iuri Andréas; RODRIGUES, Marcio dos Santos (orgs). Arte Sequencial em Perspectiva Multidisciplinar – Ensaios Acadêmicos, volume 1, ASPAS, Leopoldina, 2015. Acessado em 26 de janeiro de 2023. Disponível em: https://www.academia.edu/12142177/Arte_sequencial_em_perspectiva_multidisciplinar.

PESTANA, Maurício. Dois de Julho – A Bahia na Independência do Brasil (História em Quadrinhos). Fundação Pedro Calmon, Pestana Arte & Publicações, São Paulo, 2013.

REIS, João José. O Jogo Duro do Dois de Julho: O “Partido Negro” na Independência da Bahia. In: REIS, João J. Reis; SILVA, Eduardo (org.). Negociação e Conflito: A Resistência Negra no Brasil Escravista. São Paulo, Companhia das Letras, p. 79-98, 1989.

SCOTT, Joan. Gênero: Uma Categoria Útil de Análise Histórica. Tradução: Guacira Lopes Louro. In: Educação & Realidade, volume 20, número 2, pp. 71-99, jul./dez. 1995. Acessado em 26 de janeiro de 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/download/71721/40667/297572.

TAVARES, Henrique Dias. A Independência do Brasil na Bahia. EDUFBA, Salvador, 2005.

TAVARES, Luís Henrique Dias. História da Bahia. 10ª Edição. Edufba, Unesp, São Paulo, 2001.

Downloads

Publicado

2023-08-06

Como Citar

Lima, S. Q. (2023). 2 de Julho nas Histórias em Quadrinhos: Ensino de História da Independência do Brasil na Bahia através da Ficção. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 4(7), 349–364. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/17602