Diatopias na decolonialidade planetária como reconciliação em tempos de dor
Palavras-chave:
Diatopia, Transmétodo, Descolonialidade Planetária, ComplexidadeResumo
Na presente investigação analisamos as diatopias na decolonialidade planetária como reconciliação em tempos de dor. O transparadigma complexo e o transmétodo a hermenêutica compreensiva, ecosófica e diatópica, seguindo os momentos: analítico, empírico e proposicional. Localizada nas linhas de pesquisa intituladas: transepistemologias do conhecimento-conhecimento e transmetodologias transcomplexas, e decolonialidade-complexidade planetária em religação. No momento proposto, a decolonialidade planetária tem um lugar profundo na medida em que a inclusão é uma religação profunda em busca de exclusões em nível planetário. A reconciliação em tempos de dor é essencial desde que alcancemos a alteridade como complexidade de compreensão do outro, em meio à sua diversidade. A fraternidade como necessidade para a salvação da Terra-pátria; Unidos por um propósito ou pereceremos. De que constrição e reconciliação com nossa essência espiritual estamos falando se negamos a fé e Deus como parte da ciência e da educação, como anátemas da humanidade, e da complexidade formativa do ser: somos corpo-mente-alma-espírito-natureza? A transcendência do ser humano, o espírito como energia que não morre é uma realidade. A quem você presta contas de suas ações?
Downloads
Referências
CARRERA, Óscar. El pensamiento advaítico de Raimon Panikkar. Revista de Filosofía, v.44, n.2, p.211-230, 2019. https://doi.org/10.5209/resf.65675
DELEUZE, Guilles; GUATTARI, Felix. Mil mesetas. Capitalismo y esquizofrenia. Valencia: Ediciones Pre-Texto, 2002.
DUSSEL, Enrique. Europa, modernidad y eurocentrismo. En: La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2000.
DUSSEL, Enrique. Cuando la naturaleza jaquea a la orgullosa modernidad, 2020. Disponible en: https://www.maracaibo.gob.ve/noticias/images/banners/DOCUMENTOS/Dussel_-Jaque_contra_la_modernidad.pdf consultado el 20 jun 2022
FALS BORDA, Orlando. Una sociología sentipensante para América Latina. México, D. F.: Siglo XXI Editores; Buenos Aires: CLACSO, 2015.
LORENZ, Konrad. Los ocho pecados mortales de la humanidad civilizada. Madrid: Plaza & Janes Editores. S. A. España, 1984.
MALDONADO, Efendy. El pensamiento transmetodológico en ciencias de la comunicación: saberes múltiples, fuentes críticas y configuraciones transformadoras. Chasqui. Revista Latinoamericana de Comunicación, n.141, p.193-214, 2019. https://doi.org/10.16921/chasqui.v0i141.4076
MORÍN Edgar; KERN, Anne. Tierra patria. Barcelona: Editorial Kairós, 1993.
MORÍN, Edgar. La Vía Para el futuro de la humanidad. Barcelona: Paidós, 2011.
MORÍN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.
MORÍN, Edgar. Edgar Morín, palabras de sabiduría, 2020. Disponible en: https://www.climaterra.org/post/edgar-morin-palabras-de-sabidur%C3%ADa consultado el 2 abr 2022
OSORIO, Sergio. La metamorfosis de la humanidad en la era planetaria y la emergencia de la antropolítica. Revista de Relaciones internacionales estrategia y seguridad, v.6, n.2, p.139-161, 2011. https://doi.org/10.18359/ries.108
PANIKKAR, Raimón. Sobre el diálogo intercultural. Salamanca: Editorial San Esteban, 1990.
PANIKKAR, Raimón. El imperativo intercultural. En Fornet- B., R. (ed.) Unterwegs zur interkulturellen Philosophie: Dokumentation des II. Internationalen Kongresses für interkulturelle Philosophie, Frankfurt: IKO Verla für Interkulturalle Kommunikation, p. 20-42, 1998.
PANIKKAR, Raimón. De la mística. Experiencia plena de vida. Barcelona: Herder, 2005.
PANIKKAR, Raimón. Paz e interculturalidad: una reflexión filosófica. Barcelona: Herder. 2006.
PANIKKAR, Raimón. Mito, fe y hermenéutica. Barcelona: Herder, 2007.
PERELMAN, Chaim; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado de la argumentación. La nueva retórica. Madrid: Gredos, 1989.
PUPO, Rigoberto. Hacia una hermenéutica ecosófica (La aprehensión cósmica de la conducta humana), 2017a. Disponible en: http://elregio.com/Noticia/8ce20523-6359-4cf2-a72f-b71867ad57f5 consultado el: 2 abr 2022.
PUPO, Rigoberto. La cultura y su aprehensión ecosófica. Una visión ecosófica de la cultura. Alemania: Editorial Académica Española, 2017b.
RODRÍGUEZ, Milagros Elena. Re-ligar como práctica emergente del pensamiento filosófico transmoderno. ORINOCO Pensamiento y Praxis, v.11, p.13-3, 2019. Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7798409 consultado el 3 marz 2022.
RODRÍGUEZ, Milagros Elena. La hermenéutica comprensiva, ecosófica y diatópica: un transmétodo rizomático en la transmodernidad. Revista Perspectivas Metodológicas, v.19, p.1-15, 2020a. https://doi.org/10.18294/pm.2020.2829
RODRÍGUEZ, Milagros Elena. Los transmétodos: insurrección indisciplinar a los métodos de investigación. Rev. Int. de Form.de Professores (RIFP), v.6, n.e021020, p.1-19, 2021a. Disponible en: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/599 consultado el: 6 marz 2022.
RODRÍGUEZ, Milagros Elena. La decolonialidad planetaria como apodíctica de la transcomplejidad. RECIPEB: Revista Científico-Pedagógica do Bié, v.1, n.1, p.43-56, 2021b.
RODRÍGUEZ, Milagros Elena. El ciudadano planetario: urgente constructo complejo - ecosófico en la Tierra – Patria. Revista Educar Mais, v.5, n.5, 1348-1362, 2021c. https://www.doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2641
RODRÍGUEZ, Milagros Elena. Transdisciplinariedad decolonial de la Educación Matemática. Conhecimento & Diversidade, v.13, n.29, p.78-95, 2021d. http://dx.doi.org/10.18316/rcd.v13i29.7564
RODRÍGUEZ, Milagros Elena. Somos naturaleza en la Tierra-patria: visiones decoloniales planetaria-complejas. Revista Educar Mais, v.6, n.6, p.209-220, 2022a. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2723
RODRÍGUEZ, Milagros Elena. Tecnologias na descolonialidade do poder, do saber, do ser, do fazer e do sonhar: panacéia ou utopia? Revista Internacional De Educação Superior, v.8, m.00, e022040, 2022b. Disponible en: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8661348 consultado el: 4 abri 2022.
RODRÍGUEZ, Milagros Elena; LEMUS, José. La educación venezolana en tiempos de pandemia: ¡Yo sólo sé que no sé nada! Revista Arjé, v.14, p.705-726, 2020. Disponible en: http://arje.bc.uc.edu.ve/arj27e/art09.pdf consultado el: 5 jun 2022.
RODRÍGUEZ, Milagros Elena; MIRABAL, Mireya. Ecosofía-antropoética: una recivilización de la humanidad. Telos: revista de Estudios Interdisciplinarios en Ciencias Sociales, v.2, n.2, p.295-309, 2020. https://www.doi.org/10.36390/telos222.04
RODRÍGUEZ, Milagros Elena; PELETEIRO, Isabel. Antropolítica en Venezuela: un cuenco de mendigo, más aún en tiempos de pandemia 2020. SUMMA. Revista Disciplinaria En Ciencias económicas y Sociales, v.2 (Especial), p.117-139, 2020. https://doi.org/10.47666/summa.2.esp.09
SANTOS, Boaventura. Crítica de la razón indolente. Contra el desperdicio de la experiencia. Bilbao: Desclée de Brouwer, 2003.
SANTOS, Boaventura. Justicia entre Saberes: Epistemologías del Sur contra el Epistemicidio. Madrid: Morata, 2017.
SANTOS, Boaventura. La cruel pedagogía del virus. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO, 2020.
SICERONE, Daniel. Rizoma. Epistemología Anarquista e Inmanencia en la filosofía de Deleuze y Guattari. Revista de Filosofía, v.87, n.3, p.83-94, 2017. Disponible en https://produccioncientificaluz.org/index.php/filosofia/article/view/31248 consultado el 4 marz 2022.
SOCIEDADES BÍBLICAS UNIDAS. Santa Biblia. Caracas: Versión Reina-Valera, 1960.
URIBE SÁNCHEZ, José. Dialéctica, diatópica, y diálogo intercultural. En Contribuciones a las Ciencias Sociales, 2014. Disponible en: http://www.eumed.net/rev/cccss/30/dialectica.html consultado el: 1 marz 2022
VALLEJO-GÓMEZ, Nelson. Humanizar la Tierra desde la ciudad y el campo: una utopía realista. Reflexiones con Edgar Morín en París (enero 2014). En: Ciudadanía planetaria, Coordinación: Juan Miguel González Velasco. Barranquilla: Universidad Autónoma del Caribe, 2017.
ZOURABICHVILI, Francois. El vocabulario Deleuze. Buenos Aires: Editorial Atuel, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Milagros Elena Rodriguez Rodriguez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.