Vozes da independência

Experiências de mulheres negras na Independência da Bahia.

Autores

Palavras-chave:

Mulheres negras, Independência da Bahia, Experiências, Ensino de História

Resumo

O presente artigo aborda sobre a Independência da Bahia traçando uma discussão a partir da perspectiva do lugar da mulher nos processos revolucionários desse território, mais especificamente, das mulheres negras. Apesar dos avanços da historiografia em relação a essa temática, percebemos lacunas com relação a atuação dessas mulheres. Por isso, propomos revisitar os acontecimentos que conduziram ao 2 de julho de 1823, através de uma pesquisa bibliográfica, desvelando as experiências de mulheres negras que tiveram participação nas lutas pela emancipação política do estado. Desse modo, traz a seguinte problemática: Como as experiências das mulheres negras impactaram no processo de Independência da Bahia? Tendo como objetivo geral compreender as experiências de mulheres negras nas lutas pela Independência da Bahia. Desse modo, é necessário enveredarmos por esse caminho para entender o processo de Independência da Bahia por outra ótica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Carla Bandeira Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Natural de Salvador. Formada em História pela UEFS. Especialista em História, Cultura Africana e Indígena pela Faculdade São Tomás de Aquino e em Formação Sócio Econômica do Brasil pela Universidade Salgado de Oliveira. Mestre em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas pela UFRB. Professora de História – SEC-BA. Membra e Pesquisadora do CPEDR-UNEB. Egressa UFRB.

Andréa de Carvalho Moreira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Licenciada em História pela UEFS. Professora de História da Educação Básica da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Especialista em formação sócio-econômica do Brasil e em História e Culturaa Indígena e Africana e Mestra em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas- UFRB

Referências

ADICHIE, C. N. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

BERNARDO, André. Independência do Brasil: as mulheres que lutaram e foram esquecidas pela História. BBC News, RJ, 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2022/09/07/independencia-do-brasil-as-mulheres-que-lutaram-e-foram-esquecidas-pela-historia.ghtml. Acesso em 22/11/2022.

BITTENCOURT, Circe. Ensino de História fundamentos e métodos. 2ª ed. São Paulo; Cortez, 2008.

BITTENCOURT, Circe. O bom livro didático é aquele usado por um bom professor. In: Nova Escola, blog. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/877/circe-bittencourt-o-bom-livro-didatico-e-aquele-usado-por-um-bom-professor. Acesso em 02 de abr. de 2023.

BRASIL, Lei 13.697, de 26 de julho de 2018, inscreve o nome de heroínas baianas. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 2018, p. 1.

CARVALHO, André. A heroína esquecida da independência da Bahia. Intranet da Câmara, Salvador. Disponível em: https://www.cms.ba.gov.br/intranet/artigo/6. Acesso em 21/06/2023.

DAMASCENO, Karine Teixeira. 200 anos da Independência do Brasil na Bahia: Maria Felipa de Oliveira e outras tantas “guerreiras brasileiras”. In: Revista Angelus Novus. ano XII, n. 17, 2021.

FARIAS, EnyKleyde Vasconcelos. Maria Felipa de Oliveira – Heroína da independência da Bahia – Itaparica - Bahia/2010.

FILHO, Sérgio Armando Diniz Guerra. Dicionário da Independência do Brasil: História, Memória e Historiografia /organizadores: Cecília Helena de Salles Oliveira; João Paulo Pimenta; SP: Edusp, Publicações BBM, 2022.

FILHO, Sérgio Armando Diniz Guerra. O antilusitanismo na Bahia. Tese (Doutorado) — Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.

FILHO, Sérgio Armando Diniz Guerra. O povo, a guerra, a liberdade: um programa político popular durante a guerra de independência na Bahia (1822-1823). v. 20, n. 1, 2002.

FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. Aula inaugural no College de France. Pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Loyola: 1996.

GOMES, Flávio dos Santos. Mocambos e quilombos: uma história do campesinato negro no Brasil – 1ª ed. São Paulo: Claro Enigma, 2015.

GRAHAM, Maria. Diário de uma viagem ao Brasil e de uma estada nesse país: durante parte dos anos de 1821, 1822 e 1823. Ed. Nacional, 1956.

JESUS, Rita de Cássia Dias Pereira de. Currículo e formação docente - uma aproximação. In: NASCIMENTO, Cláudio Orlando Costa do. Jesus, Rita de Cássia Dias Pereira de. Currículo e Formação: diversidade e educação das relações étnico-raciais. Curitiba: Progressiva, 2010.

Mulheres da Independência: 3 mulheres são heroínas do 2 de Julho. Tribuna da Bahia, Salvador, 2013. Disponível em: https://www.geledes.org.br/mulheres-da-independencia-3-mulheres-sao-heroinas-do-2-de-julho. Acesso 26 de jan. 2022.

NASCIMENTO, Cláudio Orlando Costa do; JESUS, Rita de Cássia Pereira de. Currículo e Formação: diversidade e educação das relações étnico-raciais. Curitiba: Progressiva, 2010.

PEDREIRA, Pedro Tomás. Os quilombos brasileiros – Departamento de Cultura da SMEC, Arquivo Público do Estado da Bahia – Salvador, 1973.

PRATA, Lívia. Maria Felipa: uma heroína baiana. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

REIS, João José. Rebelião Escrava no Brasil. A história do levante dos malês em 1835, São Paulo: Companhia das letras, São Paulo, 1986.

SANTOS, Heriberto Gregório dos. Se o Dois de Julho morrer, o que será de nós?”: a participação de Saubara nas lutas pela Independência da Bahia em 1822-231. Disponível em: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3340. Acesso em 04/07/2023.

SANTOS, Viviane Carla Bandeira Santos & Moreira, Andrea de Carvalho. Narrativas Femininas na Independência da Bahia: um caminho para educação antirracista e decolonial. Estudos IAT, Salvador, v.5, Edição Especial Prêmio Luís Henrique Dias Tavares, 2020.

SANTOS, Viviane Carla Bandeira Santos. Relatório técnico de produção do paradidático “Zeferina: O conto de uma quilombola”. Cachoeira, 2019.

SILVA, C. da. “Maria Felipa de Oliveira, a mulher que veio do mar e ruminava fogo”. Starling, H. M.; Pellegrino, A. Independência do Brasil as mulheres que estavam lá. Bazar do Tempo: Rio de Janeiro, 2022.

Downloads

Publicado

2023-08-06

Como Citar

Santos, V. C. B., & Moreira, A. de C. (2023). Vozes da independência: Experiências de mulheres negras na Independência da Bahia. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 4(7), 330–348. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/17192