O retrato de Maria Quitéria
A produção de um material didático de História baseado em imagens
Palavras-chave:
Maria Quitéria, materiais didáticos, independência do Brasil na Bahia, retrato, ensino de históriaResumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre a experiência de produção de um material didático de história baseado em imagens, o livro temático “De Maria de Jesus a Maria Quitéria: caminhos centenários de um retrato”, elaborado no âmbito do grupo Roda de Histórias (UFRB) entre 2020-2022. Maria Quitéria se notabilizou por fugir da casa do pai, disfarçar de homem e se voluntariar como combatente nos conflitos da Guerra do Recôncavo em 1822 e 1823, cujo destaque levou-a a ser condecorada pelo Imperador no Rio de Janeiro e, até hoje, ser considerada uma heroína da independência, sobretudo nas comemorações do segundo centenário em 2022 e 2023. Tanto no contexto das comemorações cívicas quanto no escolar é comum a mobilização acrítica dos retratos de Quitéria, que já se tornaram imagens canônicas na Bahia e fora dela. Assim, buscamos elaborar um material centrado na trajetória dos retratos de Quitéria, especialmente duas versões: a feita por Augustus Earle para o diário de viagem de Maria Graham publicado em 1824, e a pintura de Domenico Failutti para o Museu Paulista em 1920. Em um contexto de cultura digital marcado pela proliferação de imagens como suporte de fake news e outros mecanismos de desinformação, consideramos importante uma análise crítica da imagem que ressalte seu aspecto de representação, menos como uma cópia da realidade e mais como uma forma de intervenção sobre ela marcada por um processo produtivo que envolve perspectivas, intencionalidades, técnicas e escolhas. O resultado foi um livro digital em PDF centrado nos contextos de elaboração, nos locais de inserção e na visualização do retrato. Para isso, mobilizamos, além dos próprios retratos, outras imagens e textos escritos da época, bem como trechos de bibliografia acadêmica mais recente sobre o tema. Junto desse aparato, há também atividades para os estudantes que envolve visualização de imagens únicas, comparação entre imagens, leitura de textos, redação e produção de desenhos.
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Referências
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