Negras epistemologias para uma ciência descolonial

Autores

Resumo

Resenha

ALVES, Míriam Cristiane Alves; ALVES, Alcione Correa (orgs.). Epistemologias e metodologias negras, descoloniais e antirracistas. (Série Pensamento Negro Descolonial). Porto Alegre: Rede UNIDA; 2020

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helen Diogo, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em Direito pelo Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Transdisciplinar para uma Sociedade Sustentável/CNPQ. Especialista em Direito Processual Penal (CEI/CERS). Especialista em Ensino da Filosofia (UFPel). Especialista em História e Cultura Afro-brasileira e Indígena (UNINTER) e Especialista em Enfermagem do Trabalho pela mesma instituição. Bacharela em Enfermagem (UFPel). Bacharela em Direito (FURG).

Francisco Quintanilha, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professor Titular do Centro de Ciência Jurídica (CCJ-UFSC). Professor do Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Florianópolis (PPGC-UFSC). Mestre em Direito (UFSC). Doutor Direito (UFPR). Pós-doutor (UFSC). Pesquisador e Coordenador do Grupo de Pesquisa Transdisciplinar para uma Sociedade Sustentável/CNPQ. .

Referências

CONDÉ, Maryse. Eu, Tituba, bruxa negra de Salém. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2020.

GILROY, Paul. O Atlântico negro: Modernidade e dupla consciência. Rio de Janeiro: Editora 34, 2012.

GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano (organização de Flávia Rios e Márcia Lima). Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação: Episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

MARTINS, Leda Maria. Afrografias da Memória. São Paulo: Perspectiva; Belo Horizonte: Mazza Edições, 2021.

Downloads

Publicado

2023-05-28

Como Citar

Diogo, H., & Veras Neto, F. Q. (2023). Negras epistemologias para uma ciência descolonial. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 3(6), 130–134. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/15056