A Representação da Mulher Negra e as Relações de Gênero no Conto “Os Casamenteiros” (“The Arrangers of Marriage”), de Chimamanda Ngozi Adichie

Autores

Palavras-chave:

Conto, Adichie, Mulher negra, Relações de gênero

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar a representação da mulher negra e as relações de gênero no conto “The Arrangers of Marriage” (“Os casamenteiros”), que integra a coletânea The Thing Around Your Neck (No seu pescoço), da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, obra publicada originalmente em 2009 e traduzida para a língua portuguesa pela editora Companhia das Letras em 2017. Para isso, apoiamo-nos nos Estudos Culturais, Pós-Coloniais e Feministas, a partir de teóricos/as como: Angela Davis (1981, 2017), bell hooks (1984, 2018), Minh-ha (1989), entre outros/as. Por meio da análise, pudemos notar uma assimetria no que tange as relações entre gêneros, permeadas por construções socio-históricas que relegam à mulher um espaço menor, cerceiam suas escolhas, tolhem sua liberdade, somadas aos preconceitos atrelados à sua raça/etnia e à sua rotina como imigrante. Tais questões são bastante presentes na narrativa adichiana, no intuito de trazer para o centro indivíduos e temas, muitas vezes, colocados à margem no campo literário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Gizeli Batalini, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Possui graduação em Letras, habilitação Português/Inglês, pela Universidade Estadual de Maringá (2010), especialização em Formação de Professor de Língua Estrangeira (Língua Inglesa - UEM), mestrado em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Estadual de Maringá (2014) e doutorado em Letras (linha de pesquisa: Literatura e construção de identidades) pela Universidade Estadual de Maringá (2022). Integra o GEMUP - Grupo de Estudos em Multiculturalismo e Pós-colonialismo (UEM). Tem experiência no ensino superior, como professora adjunta, nas áreas: Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas correspondentes.

Geniane Diamante Ferreira, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Graduada em Letras Português-Inglês pela UEM, Mestre e Doutora em Letras com foco em Estudos Literários pela UEM. Atua como professora Adjunta de Literaturas em Língua Inglesa na Universidade Estadual de Maringá e como professora da Pós-Graduação em Letras (PLE-UEM). É Membro da Equipe Editorial da Revista Acta Scientiarum Language and Culture. Autora de capítulos de livros e artigos científicos publicados em diversas revistas. É coordenadora adjunta do grupo de pesquisa GEMUP - UEM e coordenadora do projeto de pesquisa ?Literatura e o Sujeito Diaspórico? e dedica-se a pesquisas relacionadas à Literatura pós-colonial que abranjam temas como identidade, multiculturalismo, diáspora e racismo.

Referências

ADICHIE, C. N. Americanah. Trad. Julia Romeu. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

ADICHIE, C. N. Hibisco roxo. Trad. Julia Romeu. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

ADICHIE, C. N. Meio sol amarelo. Trad. Julia Romeu. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

ADICHIE, C. N. Os casamenteiros. In: ADICHIE, C. N. No seu pescoço. Trad. Julia Romeu. São Paulo: Companhia das Letras, 2017. p. 180-200.

ADICHIE, C. N. Sejamos todos feministas. Trad. Christina Baum. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

ADICHIE, C. N. The danger of a single story. Miniconferência promovida pela Technology, Entertainment, Design (TED), jul. 2009. Vídeo 19 min.

Disponível em: <https://www.ted.com/talks/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story>.

Acesso em: 20 abr. 2022.

ASCHCROFT, B. Post-colonial transformation. London: Routledge, 2001.

BONNICI, T. Conceitos-Chave da Teoria Pós-Colonial. Maringá: Eduem, 2005.

BOURDIEU, P. A dominação masculina. Trad. Maria Helena Kuhner. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

HOOKS, b. Feminist Theory: from margin to center. Boston: South and Press, 1984.

HOOKS, b. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. Rio de Janeiro: Rosa dos tempos, 2018.

DAVIS, A. Mulheres, Cultura e Política. São Paulo: Boitempo, 2017.

MINH-HA, T. Woman, Native, Other. Writing Postcoloniality and Feminism. Bloomington: Indiana University Press, 1989.

MOHANTY, C. T. Under Western Eyes: Feminist Scholarship and Colonial Discourses. Durham: Boundary 2, 1986.

Downloads

Publicado

2023-05-28

Como Citar

Batalini, M. G., & Ferreira, G. D. . (2023). A Representação da Mulher Negra e as Relações de Gênero no Conto “Os Casamenteiros” (“The Arrangers of Marriage”), de Chimamanda Ngozi Adichie. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 3(6), 31–47. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/15048