Palavra-Flecha

Entrevista com Marcia Kambeba

Autores

Palavras-chave:

Marcia Kambeba, Pensar Decolonial, Identidade, Literatura Indígena

Resumo

Nesta entrevista, é possível (re)conhecermos as diversas formas de apagamento das identidades e territorialidades indígenas, por meio de práticas coloniais e a força da literatura, no combate a esses aniquilamentos, como manifestação do sagrado. O anseio por esse diálogo partiu dos estudos e discussões possibilitados pela disciplina “Tópicos Especiais Epistemologias dissidentes e Literaturas transgressoras”[1], do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações[2], da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), por meio dos estudos das relações entre epistemologia e literatura, destacando-se os meios literários transgressores de produção do conhecimento, mas também de um desejo íntimo de sentir mais de perto a força da palavra-flecha que é a escrita da Marcia Kambeba.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erika Jane Ribeiro, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC / PPGL)

Erika Jane Ribeiro (Pók Ribeiro) é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Mestra em Educação, Cultura e Território Semiárido -PPGESA, pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, membro do grupo de pesquisa EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO, da Universidade do Estado da Bahia, possui graduação em Direito pela Universidade do Estado da Bahia (2010) e graduação em Letras - Língua Portuguesa, pela Universidade de Pernambuco (2004). É poeta e atua com outras mulheres poetas do semiárido baiano, escritora, fotógrafa, além de professora de Língua Portuguesa da Rede de Ensino de Pernambuco e membro-coordenadora do grupo de escritoras do Vale do São Francisco Vozes-mulheres: além das margens, colunista colaboradora da Escritas em Revoada da revista Ruído Manifesto.

Referências

KAMBEBA, Márcia Wayna. O lugar do saber. São Leopoldo: Casa Leiria, 2020. Disponível em: https://olma.org.br/wpcontent/uploads/2020/06/olugardosaber Acesso em 02 jul. 2022.

KAMBEBA, Márcia Wayna. Ay Kakyri Tama - Eu moro na cidade. Manaus: Grafisa Gráfica e Editora, 2013.

Downloads

Publicado

2023-08-06

Como Citar

Ribeiro, E. J. (2023). Palavra-Flecha: Entrevista com Marcia Kambeba. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 4(7), 480–497. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/14865