Por uma pausa
Palavras-chave:
Tempo, Religiosidade, Punitivismo, CárcereResumo
O presente artigo se propõe a uma breve reflexão sobre a questão do tempo na modernidade e sua relação com a religiosidade. O texto argumenta que as religiões judaico-cristãs oferecem um modo de se conceber a vida que remete a uma ideia de tempo linear, o qual constitui e é constituinte desta racionalidade moderna-colonial, atravessando o modo de se conceber o sentido maior da vida e, consequentemente, os modelos punitivistas, em especial o cárcere. Busca, então, um diálogo, com outras religiosidades, em um movimento de tentar pensar se outras formas de conceber a vida, e o tempo, oferecem pistas para outros diálogos para a resolução de conflitos.
Downloads
Referências
Abimbola, Wande. Iwà Pèlè: o conceito de bom caráter no corpo literário de Ifá. Disponível em: https://sitiosamambaia.blogspot.com/2011/12/iwa-por-wande-abimbola.html Acesso em setembro de 2021.
DUSSEL, Enrique (org). El pensamento filosófico latino-americano, del Caribe y “latino” [1300 – 2000]. México: Siglo XXI, 2011.
DUSSEL, Enrique. Europa, modernidade e eurocentrismo. In: LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais, perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005.
DERRIDA, Jacques. Espectros de Marx. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.
DERRIDA, Jacques. Esporas: os estilos de Nietzsche. Rio de Janeiro: Nau, 2013
HADDOCK-LOBO, Rafael. Os fantasmas da colônia. Rio de Janeiro: Ape’ku, 2020.
MORAES, Marcelo. Democracias espectrais: por uma desconstrução da colonialidade. Rio de Janeiro: Nau, 2020.
RAMOS, Graciliano. Memórias do Cárcere. Vol. 1. São Paulo: Círculo do Livro, s.d.
SIMAS, Luiz Antônio. Pedrinhas Miudinhas. Rio de Janeiro: Mórula, 2019.
SIMAS, Luiz Antônio e RUFINO, Luiz. Flecha no Tempo. Rio de Janeiro: Mórula, 2019.
SINOTI, Rodrigo, e Athayde, Rogério. Live Ibaxé. Iwà Pèlè. Disponível em: https://youtu.be/qyDInhoaZ7o Acesso em setembro de 2021.
SOLIS, Dirce Eleonora Nigro. Desconstrução e arquitetura: uma abordagem a partir de Jacques Derrida. Rio de Janeiro: Uapê/SEAF, 2009.
SOLIS, Dirce Eleonora Nigro. Espectros e monstros inumanos: Jean Genet em Glas de Derrida. In: Revista latinoamericana del Colegio Internacional de Filosofía · Revista latinoamericana do colégio internacional de filosofia. Número especial. Dezembro de 2019. p. 227 – 243. Disponível em: http://www.revistalatinoamericana-ciph.org/wp-content/uploads/2020/02/nu%CC%81meroespecialcompletoRLCIF.pdf Acesso em Outubro de 2021.
Filmografia:
ASIWAJU: o que vem à frente!, direção de Babá Adailton Moreira, 2020. Disponível em: https://youtu.be/MhCe_Ld_duo acesso em setembro de 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.