Território de criação étnico-religioso dos negros congadeiros de Uberlândia

Autores

Palavras-chave:

Territórios de direitos étnico-culturais, Modo de vida, Cotidiano, Des(re)territorialização, Ternos de congada

Resumo

Os negros de Uberlândia foram constantemente perseguidos pelas várias lógicas de reprodução da cidade. Pensamos os ternos de congada e o lugar de morada dos negros congadeiros, ou melhor, as transformações e a existência dos ternos como processo e o uso do espaço, das apropriações como conquistas humanas. Desse modo, o trabalho fundamenta-se na compreensão dos diferentes processos de territorialização, desterritorialização e reterritorialização dos negros congadeiros do município de Uberlândia, no processo de organização dos ternos a partir da ampliação do número de grupos de congada, nos anos de 1980. Essa compreensão objetiva em chegar a respostas que nos façam esclarecer os processos que contribuíram para a concretização dos ternos de congada como forma de viver e como nova territorialidade dos negros na cidade, sobretudo referenciadas nos direitos étnico-culturais e religiosos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marli Graniel Kinn, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutora e Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Professora efetiva do curso de Licenciatura em Geografia e Engenharia Agronômica da Universidade do Estado de Minas Gerais/UEMG - Unidade de Frutal. Como pesquisadora faz parte de projetos de pesquisa financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As pesquisas em desenvolvimento abordam as práticas humanas nos espaços rural e urbano. 

Referências

HAESBAERT, Rogério. Identidades territoriais. In: ROSENDAHL, Zeny, CORRÊA, Roberto Lobato Corrêa (org). Manifestações da Cultura no Espaço. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1999.

HAESBAERT, Rogério. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

HAESBAERT, R.; LIMONADE, Ester. O território em tempos de globalização. Geo/UERJ. Revista do Departamento de Geografia. N.1 Rio de Janeiro: UERJ, 1997.

HAESBAERT, Rogério, MOREIRA, Ruy (orgs). Brasil século XXI por uma nova regionalização? Processos, escalas, agentes. São Paulo: MAX Limonad, 2004.

HAESBAERT, Rogério. Territórios alternativos. São Paulo: Contexto, 2002.

HAESBAERT, Rogério. Morte e vida da região: antigos paradigmas e novas perspectivas da geografia regional. XXII Encontro Estadual de Geografia. AGB Porto Alegre, maio de 2002.

HAESBAERT, Rogério. Des-territorialização e identidade: a rede 'gaúcha' no Nordeste. Niterói: EDUFF, 1997.

HARVEY, D. O trabalho, o capital e o conflito de classes em torno do ambiente construído nas sociedades capitalistas avançadas. Espaço e Debates, São Paulo, n. 6, p. 6-35,1982.

HARVEY, D. A Condição Pós-moderna. São Paulo, Edições Loyola, 1993.

HARVEY, D. A Justiça Social e a Cidade. São Paulo: Hucitec, 1980.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.

SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. São Paulo: Nobel. 1987.

SANTOS, Milton. Pensando o Espaço do Homem. São Paulo: Hucitec, 1980.

SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica. São Paulo: Hucitec, 1990.

SEABRA, Odette Carvalho de Lima. A insurreição do uso. In: MARTINS, José de Souza. Henri Lefebvre e o retorno à dialética. São Paulo: Hucitec, 1996.

SEABRA, Odette Carvalho de Lima. Territórios do Uso: Cotidiano e Modo de Vida. Cidades. v.1, n.2, 2004, p.181-206

SEABRA, Odette Carvalho de Lima. Urbanização e fragmentação: apontamentos para estudo do bairro e da memória urbana. Cidades. v.2, n.2, 2004, p.78-96.

Downloads

Publicado

2021-12-15

Como Citar

Kinn, M. G. (2021). Território de criação étnico-religioso dos negros congadeiros de Uberlândia. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 2(4), 259–277. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/12856

Edição

Seção

Dossiê: Os saberes dos povos e a desconstrução