São João nosso que cai do céu
Intuições para uma política sanjuanera na Venezuela
Palavras-chave:
Resistência, Festas Negras de São João, Política SanjuaneraResumo
O presente texto nasce do convite sugerido na seguinte pergunta: o que política nos ensinam as festas negras de São João na Venezuela? A pergunta convoca-nos a explorar, filosoficamente, as potências políticas inscritas numa das festas mais importantes desse país, as quais, intuímos, não apenas constituíram a força com a qual povos escravizados resistiram ao terror aniquilador do chicote escravista, mas tornaram possível a subsistência, até os nossos dias, de traços da ancestralidade africana. Esta exploração reconhece, como exigência metodológica, o cultivo de um tipo de escuta que permita dispor os nossos ouvidos para o encontro com vozes que, vindas de outros tempos, cruzam-se e chegam-nos encriptadas na algazarra das festas de São João.
Downloads
Referências
ACOSTA SAIGNES, M.. Vida de los esclavos negros en Venezuela (fragmentos). Revista del CESLA, n. 7, p. 391-397, 2005.
ALCANTUD, M. Kamba Cuá [vídeo]. 21 fev. 2009. Youtube. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=82H92_MVfNk>. Acesso em: 02 ago. 2021.
BADIOU, A.. El ser y el acontecimiento. CERDEIRAS, R.; CERLETTI, A. & PRADOS, N. (Trads.). 1 ed. Buenos Aires: Manantial, 2003.
BADIOU, A. La idea del comunismo. In: HOUNIE, A. (Ed.), Sobre la idea del comunismo. Buenos Aires: Paidós, 2010. p. 17-31.
BELLO, A. Prólogo. In: BELLO, A. Gramática de la lengua castellana destinada al uso de los americanos. Alicante: Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, 2002. p. 5-16.
BENJAMIN, W. Tesis sobre la historia y otros fragmentos. ECHEVERRÍA, B. (Trad.) Bogotá: Desde Abajo, 2010.
BENSAÏD, D. Resistencias: Ensayos sobre topología general. Góngora, M. V. (Trad.) Barcelona: Ediciones de Intervención Cultural / El Viejo Topo, 2006.
BLADES, R.. Caminos verdes [vídeo]. 23 jan. 2017. Youtube. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=gomJz5Hn4qU>. Acesso em: 18 jun. 2021.
BOLÍVAR, S. Discurso de Angostura. México D.F.: Centro de Estudios Latinoamericanos de la Universidad Autónoma de México / Unión de Universidades de América Latina, 1978.
BRITO FIGUEROA, F. Venezuela colonial: las rebeliones de esclavos y la Revolución Francesa. Caravelle, n. 54, p. 263-289, 1990.
CARDONA, L. Tambores de La Sabana, estado Vargas (Venezuela) [Vídeo]. 27 jun. 2015. Youtube. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=RziWXh5t7b4&lc=UgwmYLUcXm1dRyctaJh4AaABAg>. Acesso em: 12 jun. 2021.
DUSSEL, E. El encubrimiento del otro: Hacia el origen del mito de la modernidad. Madrid: Nueva Utopía, 1992.
ESCOBAR, A. La invención del Tercer Mundo: Construcción y deconstrucción del desarrollo. Bogotá: Editorial Norma, 1996.
ESPINOSA, B. Ética demostrada según el orden geométrico. Barcelona: Editorial Orbis, 1984.
FUNDACIÓN BIGOTT [Fundación Bigott]. Encuentro con. Tambores de Venezuela: San Juan: Tacarigua, Guatire y Naiguatá Parte 2 [vídeo]. 28 fev. 2018. Youtube. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=I2KLCaspZJk>. Acesso em: 25 jun. 2021.
GONZÁLEZ ORDOSGOITTI, E. A. San Juan Bautista de negros y blancos. Ciscuve. 29 dez. 2011. Disponível em: <https://ciscuve.org/2011/12/13-san-juan-bautista-de-negros-y-blancos/#_edn2>. Acesso em: 22 jul. 2021.
HADDOCK-LOBO, R. Ensinança de boiadero. In: SIMAS, L. A.; RUFINO, L.; Haddock-Lobo, R. Arruaças: uma filosofia popular brasileira. 1 ed. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020. p. 38-42.
HADDOCK-LOBO, R. Por uma filosofia popular brasileira. Outras palavras. [S.I.] 4 fev. 2020. Disponível em: <https://outraspalavras.net/descolonizacoes/por-uma-filosofia-popular-brasileira/>. Acesso em: 8 jul. 2021.
LANDER, E. (Ed.). La colonialidad del saber: Eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: CLACSO, 2000.
MARTÍ, J. Nuestra América. In: MARTÍ, J. Nuestra América 3 ed. Caracas: Fundación Biblioteca Ayacucho, 2005. p. 31-39.
MIGNOLO, W. La idea de América Latina: La herida colonial y la opción decolonial. Barcelona: Gedisa, 2007.
MIJARES, R. Su San Juan de uno o ese otro tiempo circular [foto]. 24 jun. 2021. Instagram: @reinaldomudanza. Disponível em: <https://www.instagram.com/p/CQhqiMLnqDC/?utm_source=ig_web_copy_link>. Acesso em: 28 jul. 2021.
OCHOA, E., RAMOS, A., ARCOS, H.; URBINA, J. San Juan Bautista y Diablos Danzantes de Cuyagua - Venezuela [vídeo]. 31 out. 2011. Youtube. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QSEzxxwVMEw>. Acesso em: 28 jul. 2021.
ROJAS, R. Rebeliones de esclavos negros en Venezuela antes y después de 1789. Estudios de Historia Social y Económica de América, n. 10, p. 151-164, 1993.
ROMERO-LOSACCO, J. Capitalismo em chave de-colonial: Confrontando o relato histórico eurocêntrico. VARGAS GONZÁLEZ, L. (Ed.); VARGAS GONZÁLEZ, L. (Trad.) Vitória: Milfontes, 2021.
SIMAS, L. A. Sobre enzimas e contra-ataques. In: SIMAS, L. A.; RUFINO, L.; HADDOCK-LOBO, R. Arruaças: Uma filosofia popular brasileira. 1 ed. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020. p. 123-125.
URBINA, F., & PRIETO, F. Tambores de San Juan: Devoción y tradición [vídeo]. 3 jun 2015. Youtube. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=9xNU4HNwMzU&t=554s>. Acesso em: 21 jul. 2021.
VARGAS GONZÁLEZ, L.. Cordas do tempo: percursos para uma experiência estética do tempo impuro em Cubagua, de Enrique Bernardo Núñez. Antares: Letras y Humanidades, v. 12, n. 27, p. 215-235, Setembro de 2020.
ZIZEK, S. Acontecimiento. Madrid: Sexto Piso, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.