O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO:IMPLICAÇÕES PARA A GESTÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%25pResumo
O presente trabalho busca compreender o processo de constituição do Estado brasileiro, suas articulações e implicações para a sociedade contemporânea, especifica-mente para a gestão educacional. Para subsidiar as discus-sões, buscamos suporte no referencial epistemológico do materialismo histórico, por meio de estudos bibliográficos de
autores dessa matriz teórica. Entendemos que a inserção do Estado brasileiro noâmbito capitalista efetivou-se de forma subordinada e dependente frente ao capital internacional. Nesse sentido, os desdobramentos e as especificidades desse processo materializam-se na escola, onde as propos-tas de gestão escolar são evidenciadas como mecanismo para busca de eficiência, de maior autonomia e elevação da melhoria da qualidade do ensino. No entanto, observamos que os pressupostos que emba-sam a gestão escolar após a Refor-ma de Estado dos anos 1990 reduzem os problemas da escola pública a uma questão técnica, apregoam uma pseudoparticipação e não potencializam o fortalecimento da luta pela superação dos valores dominantes. Assim,a análise revela uma estreita similaridade entre o processo de forma-ção do Estado brasileiro e a perspectiva atual de gestão da escola.
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Atualizado em 15/07/2017

