Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2025.v34.n79.p13-15Palavras-chave:
acesso à educação superior, Democratização, PermanênciaResumo
O presente dossiê reúne reflexões e investigações em torno da temática Educação Superior, democratização, acesso e permanência, assumindo como horizonte a compreensão da universidade enquanto espaço estratégico de disputa de sentidos, de construção de cidadania e de produção de conhecimento. Ao longo das últimas décadas, as políticas de expansão, de ações afirmativas e de apoio estudantil possibilitaram o ingresso de novos grupos sociais no ensino superior, particularmente de estudantes das classes populares, indígenas, negros, quilombolas, pessoas com deficiência e outros segmentos historicamente excluídos. Contudo, a ampliação do acesso não se traduz automaticamente em condições equitativas de permanência e de conclusão dos cursos, com qualidade e alcance dos objetivos da educação, como sinalizado por Arent, outras pensadoras e pensadores. Para Freire (1996), por exemplo, a educação deve ser concebida como prática da liberdade, o que significa que só cumpre sua função social quando promove a leitura crítica do mundo e contribui para a superação das desigualdades estruturais que historicamente excluíram os grupos populares.
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2000.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. São Paulo: Cortez, 2005.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 41. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.
SOBRINHO, José Dias. Avaliação e compromisso público: a educação superior em debate. Campinas: Papirus, 2010.
TINTO, Vincent. Completing College: Rethinking Institutional Action. Chicago: The University of Chicago Press, 2012. DOI: https://doi.org/10.7208/chicago/9780226804545.001.0001
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Edineide Jezine, Danielle Xabregas Pamplona Nogueira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017

