A Escrita Científica e a Implicação Política com a Pós-Graduação:
Do Rigor Acadêmico à Produção para o Uso Social
DOI:
https://doi.org/10.52579/diapi.v6i2.24667Palavras-chave:
Escrita científica, Rigor, Uso socialResumo
O presente texto é resultante de leituras e reflexões, em torno do tema. Para pensar os conceitos, organizados no título, dividimos a abordagem em cinco eixos para melhor apresentá-los: Introdução; o texto e seus aspectos; escrita científica na pós-graduação e o rigor acadêmico; a produção para o uso social e as considerações finais. Os eixos são sustentados nos aportes teóricos e têm como finalidade, pensar a escrita científica na pós-graduação, como desafio do conhecimento e na perspectiva da textualidade; da forma e seus aspectos imprescindíveis; pois entendemos que, a palavra falada ou escrita, tem poder e impacto, a palavra é definida cultural e historicamente, produz mudanças; a palavra é uma poderosa arma que direciona a produção.
Downloads
Referências
ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: Buscando Rigor e Qualidade. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/TwVDtwynCDrc5VHvGG9hzDw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15/03/2025.
BLIKSTEIN, I. Técnicas de comunicação escrita. São Paulo: Ática, 2005.
BURKE, P. (organizador). A Escrita da História: Novas Perspectivas. Tradução de Magda Lopes. São Paulo: Editora da UNESP, 1992.
COSTA VAL, M. da G. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
CASTRO, S. B. D. de; SOARES, M. T. N.; VENAS, R. F. Licenciaturas, Interdisciplinaridade e Contextos Formativos: O TCC como Produto Acadêmico da Formação de Professores. Disponível em: http://www.dialogosplurais.periodikos.com.br. Acesso em: 13/03/2025.
CAMARGO, M. R. R. M. Escrever é a mais fácil e a mais difícil tarefa do homem. In: Cartas e escrita: práticas culturais, linguagem e tessitura da amizade [online]. São Paulo: Editora UNESP, 2011, pp. 7-16. ISBN: 978-85- 393-0195-9. https://doi.org/10.7476/9786557145180.0001.
ECO, Umberto, 1932- . Como se faz uma Tese: em Ciências Humanas; Prefácio de Hamilton Costa; tradução de Ana Falcão Bastos e Luís Leitão – Editora Presença, Portugal, 2008.
FREIRE, Paulo. Considerações em torno do ato de estudar. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/praxis/228/Considera%C3%A7%C3%B5s%20em%20torno%20do%20ato%20de%20estudar.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 15 de março de 2025.
GONÇALVES, H. de A. Manual de Monografia, Dissertação e Tese. São Paulo: Avercamp, 2004.
LENADRO, F.; OLIVEIRA, E. Mudança. Disponível em: https://www.letras.mus.br/flavio-leandro/mundanca/. Acesso em: 20/03/2025.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e Escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2010.
MACHADO, A. R.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. S. Planejar gêneros acadêmicos. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. H. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
NUNES, C. P. Ciência da educação e prática pedagógica: sentidos atribuídos por estudantes de Pedagogia. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.
OLIVEIRA, J. L. de. Texto acadêmico: técnicas de redação e de pesquisa científica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
OLIVEIRA, L. A. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
REY, B. As Competências Transversais em Questão. Prefácio Michel Develay; tradução e coordenação da edição: Álvaro Manuel Marfan Lewis. Porto Alegre: Artemed, 2002.
VANOYE, F. Usos da linguagem: problemas e técnicas na produção oral e escrita. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
ZABALZA, M. A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonista. Tradução de Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Miriam Barreto de Almeida Passos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Diálogos e Perspectivas Interventivas (DIAPI) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da DIAPI sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a DIAPI como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada nesta revista científica os termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.











Esta obra está licenciada com uma Licença