Chamada para Dossiê - Práticas Educativas Interdisciplinares: Inquietações, Resistências e Possibilidades no Contexto Social

2025-08-29

A revista Diálogos e Perspectivas Interventivas (DIAPI) torna pública a chamada para publicação de artigos no Dossiê: Práticas Educativas Interdisciplinares: Inquietações, Resistências e Possibilidades no Contexto Social

Sobre o Dossiê

O dossiê "Práticas Educativas Interdisciplinares: Inquietações, Resistências e Possibilidades no Contexto Social" propõe reunir reflexões e experiências que problematizem as práticas educativas como espaços de diálogo, tensão e transformação social. Partindo de uma perspectiva interdisciplinar e interventiva, busca-se compreender como diferentes campos do saber – pedagogia, sociologia, filosofia, antropologia, estudos culturais e outros – contribuem para pensar a educação como prática emancipatória. A proposta acolhe trabalhos que discutam as inquietações suscitadas pelos desafios contemporâneos na sociedade, as resistências individuais e coletivas frente às desigualdades sociais e as possibilidades de reinvenção pedagógica em contextos marcados por interseccionalidades de gênero, raça, classe e territorialidade. Espera-se reunir pesquisas concluídas e/ou em andamento, resultantes de estudos oriundos de iniciação científica, iniciação à docência e programas de pós-graduação. Este dossiê visa ampliar o debate sobre a importância de práticas educativas interdisciplinares que enfrentem os desafios estruturais e construam caminhos para a transformação social.

 

Cronograma

27 de agosto de 2025 – Início do recebimento dos artigos. 

17 de novembro de 2025 – Término do recebimento dos artigos.

Organizadores:

Cecilia Conceição Moreira Soares – UNEB 

Isabel Francisco de Oliveira – UEM 

Isaura Francisco de Oliveira – UESB

Gisele Ferreira do Amorim – UESB 

Emília Maria José Guiraguira – AMMSM/Moçambique 

Diretrizes para Autores

Diálogos e Perspectivas Interventivas (DIAPI) publica trabalhos inéditos redigidos em português, espanhol, francês e/ou inglês.

  • Os manuscritos com intuito de publicação na DIAPIdeverão ser encaminhados pelo portal da revista. Caso a/o proponente ainda não seja registrado, favor realizar seu cadastro em https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/user/register caso já tenha acesse o portal em https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/login
  • Serão aceitos textos na forma de artigos de pesquisa original, revisão de literatura, relatos de experiências e/ou de casos, entrevistas, traduções, resenhas, ensaios, documentos e pontos de vista que apresente explicita aproximação com as áreas da Interdisciplinaridade, Ciências Humanas e Ciências Sociais, conforme o escopo da revista.
  • A(o)(s) autor(a)(es) deve(m) apresentar uma declaração de que o manuscrito não está em avaliação em nenhum(a) outra(o) revista/periódico acadêmico-científico.

Todos os textos enviados para a DIAPI serão submetidos à apreciação Editorial, que analisará sua adequação às suas Normas e suas Políticas Editoriais, decidindo por seu envio aos pareceristas ou sua recusa prévia.

A digitação, a organização e a formatação devem seguir O MODELO/TEMPLATE  disponível no sistema da revista.