A IDENTIDADE QUILOMBOLA EM UMA ESCOLA DA COMUNIDADE BAIXA GRANDE DO MUNÍCIPIO DE MURITIBA-BA
DOI:
https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2020.v3.n5.80-98Resumo
O presente trabalho tem como objetivo geral compreender como se dá a construção da identidade quilombola em uma escola da comunidade Baixa Grande do Município de Muritiba - BA e como objetivos específicos investigar como originou a comunidade Baixa Grande-Muritiba/BA e dentro dela a escola em questão e identificar como é construída a base curricular e identitária da referida escola quilombola. O estudo constitui-se de uma abordagem qualitativa, formato de pesquisa descritiva, compondo-se de uma pesquisa de campo. Os resultados apresentados demonstram que tal modalidade de educação vem, aos poucos, dando maior visibilidade à referida comunidade quilombola, rompendo com os paradigmas e estereótipos existentes em relação à temática, inclusive nos ambientes acadêmicos.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. Os quilombos e as novas etnias. In: O’DWYER, Eliane Cantarino (org.). Quilombos: identidade étnica e territorialidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002.
BEDESCHI, Luciana. Cidadania quilombola. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2008.
BRASIL. Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: MEC/SECAD, 2006.
______. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica. Parecer CNE/CEB nº 8/2012. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/Downloads/ccs/concurso_2013/PDFs/resol_federal_8_12.pdf Acesso em: 18 Abr. 2019.
______. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Parecer CNE/CEB nº. 16/2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11091-pceb016-12&category_slug=junho-2012-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 18 Abr. 2019.
CARDOSO JUNIOR, Nelson Brito. Muritiba: Resgatando sua história. 2 ed. Muritiba, 2015.
CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
FARIA, Ederson de; SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de. Sobre o conceito de identidade: apropriações em estudos sobre formação de professores. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo. v. 15, n. 1, p. 35-42. Jan./Jun. 2011.
FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES. Portaria nº 103, de 16 de Maio de 2016. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=8&data=20/05/2016 Acesso em: 14 Abr. 2019.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa.4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GOMES, Nilma Lino. Educação e Identidade negra. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, v. 9, p. 38-47, dez. 2002.
________. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: BRASIL. Educação Anti-racista: caminhos abertos pela Lei federal nº 10.639/03. Brasília, MEC, Secretaria de educação continuada e alfabetização e diversidade, 2005. p. 39-62.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11 ed. São Paulo: DP&A, 2006.
MOURA, Clóvis. Quilombos: Resistência ao escravismo. São Paulo: Ática, 1993.
SANTOS, Antônia Fernanda dos Anjos dos. Rezas com mato: Registro do Ofício De Rezas Com Ervas Na Comunidade Quilombola De Baixa Grande. 2019. Monografia - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Cachoeira, 2019.
SANTOS, Luciano dos. As Identidades Culturais: Proposições Conceituais e Teóricas. Revista Rascunhos Culturais, Coxim – MS, v. 2, n. 4, p. 141-157, Jul./Dez. 2011.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SOUZA, Laura Olivieri Carneiro de. Quilombos: identidade e história. 1 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Flávia da Silva Alves, José Conceição Silva Araujo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que encaminham os textos para a submissão nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Ao encaminharem os textos para a revista implica na autorização dos autores para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista. Autores mantém os direitos autorais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista RECS estimula e permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
- A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada à fonte de publicação original.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, os mesmos ao submeterem assumem a responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
