BAHIA DE TODOS OS SANTOS:

EXPLORANDO SABERES E TRADIÇÕES MUSICAIS NA NOVENA EM LOUVOR AO SENHOR BOM JESUS DOS PASSOS, NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES E SÃO BENEDITO NA ILHA DE BOM JESUS DOS PASSOS, SALVADOR

Autores

Palavras-chave:

Tradição oral, sentidos interculturais, Identidade

Resumo

Este estudo investiga os saberes e tradições musicais presentes na novena em louvor ao Senhor Bom Jesus dos Passos, Nossa Senhora dos Navegantes e São Benedito, realizada na Ilha de Bom Jesus dos Passos, Salvador. Com foco nos mestres musicais locais, objetiva compreender como a música preserva e transmite valores culturais e religiosos. A metodologia etnográfica envolveu observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise documental, apoiada em teorias de antropologia e etnomusicologia. Resultados apontam a relevância das práticas musicais na identidade cultural da comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laleska de Jesus dos Santos da Silva, uefs

Laleska de Jesus dos Anjos da Silva é Graduanda em licenciatura em Música , pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Atualmente é bolsista de Iniciação científica do projeto Cacimba de histórias.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007.

ANGROSINO, Michael. A etnografia como prática: a escrita sobre o grupo social estudado. São Paulo: Editora XYZ, 2009.

ANGROSINO, Michael. A etnografia e a pesquisa qualitativa. Rio de Janeiro: Editora ABC, 2008.

CAMPOS, João da Silva. Procissões Tradicionais da Bahia. Publicações do Museu da Bahia, nº 1. Salvador: Secretaria de Educação e Saúde, 1941.

CARVALHO FILHO, José Eduardo. A Devoção do Senhor Jesus do Bom-Fim e sua História. Salvador: Typ. de São Francisco, 1923.

DINIZ, Jaime Cavalcanti. Damião Barbosa de Araújo. Memento Baiano Para Coro e Orquestra. Estudos Baianos, nº 2. Salvador: EdUFBa, 1970.

DOCUMENTOS DO ACERVO DE PARTITURAS "MANOEL TRANQUILLINO BASTOS": Pesquisa sobre a Novena para o Snr. Bom Jezuz dos Navegantes de Damião Barbosa de Araújo.

ELIADE, Mircea. O Sagrado e o profano: a essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

FERRETTI, Sérgio Figueiredo. Repensando o sincretismo. São Paulo: EDUSP, 1995.

ILHA DE BOM JESUS DOS PASSOS. Festejos da Ilha de Bom Jesus dos Passos. Disponível em: http://ilhabomjesus.blogspot.com/2011/01/festejos-da-ilha-de-bom-jesus-dos.html?m=1. Acesso em: 28 nov. 2024.

OLIVEIRA, W. F. Santos e Festas de Santos na Bahia. Salvador: Secretaria da Cultura e Turismo, 2005.

RIBEIRO VEIGA JUNIOR, Manuel Vicente. Reflexões sobre as Origens da Música: Uma Abordagem Multidisciplinar. Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brazil.

SEGER, Anthony. Etnografia da música: a escrita sobre as maneiras que as pessoas fazem música. São Paulo: Editora Musical, 2008.

TAVARES, Fátima; PEREIRA, Carlos; CAROSO, Carlos. Diversidade, Visibilidade e Dimensão pública da vida Religiosa na Baía de Todos os Santos. In: CAROSO, Carlos; TAVARES, Fátima; PEREIRA, Carlos (Org.). Baía de Todos os Santos: aspectos humanos. Salvador: EDUFBA, 2011. p. 479-528.

VALENTE, Waldemar. Sincretismo religioso afro-brasileiro. Brasiliana, 1955.

Downloads

Publicado

04.05.2025

Como Citar

de Mello Lopes, A. R., & de Jesus dos Santos da SIlva, L. (2025). BAHIA DE TODOS OS SANTOS: : EXPLORANDO SABERES E TRADIÇÕES MUSICAIS NA NOVENA EM LOUVOR AO SENHOR BOM JESUS DOS PASSOS, NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES E SÃO BENEDITO NA ILHA DE BOM JESUS DOS PASSOS, SALVADOR. Revista CHO - Contação De Histórias E Oralidade, 3(1 Dossiê temático), 245–254. Recuperado de https://revistas.uneb.br/cho/article/view/23160