Laboratórios de Ensino e Educação Matemática no ensino de Geometria: concepções de ensino e aprendizagem na Educação Básica

Conteúdo do artigo principal

Carlos Adriano Marcondes da Silva
Márcio Eugen

Resumo

O Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) tem sido apontado, nas últimas décadas, como um espaço pedagógico potencial para o desenvolvimento de práticas investigativas e significativas no ensino de Geometria, especialmente no ensino fundamental. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo analisar como o LEM tem sido abordado nas produções acadêmicas brasileiras como possibilidade didático-pedagógica para o ensino de Geometria, considerando suas contribuições, tendências e limites. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e de natureza documental, fundamentada na análise de dissertações e teses selecionadas a partir do descritor “Laboratório de Ensino de Matemática como possibilidade de Ensino de Geometria para o ensino fundamental”, as quais estão disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. O corpus da investigação é composto por dezoito produções acadêmicas defendidas entre 2007 e 2023 e analisadas à luz de critérios previamente estabelecidos. Posteriormente, foram organizadas em categorias analíticas. Os resultados evidenciam que o LEM é majoritariamente compreendido como um ambiente formativo que favorece a articulação entre teoria e prática, o uso de materiais manipuláveis, tecnologias digitais e metodologias investigativas, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento geométrico e para a formação continuada de professores. Entretanto, também foram identificadas lacunas relacionadas à institucionalização desses espaços e à formação docente para sua efetiva utilização. Conclui-se que o LEM se configura como um campo fértil para práticas pedagógicas inovadoras no ensino de Geometria, demandando investimentos em políticas públicas de formação e pesquisa que ampliem e aprofundem suas possibilidades educativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, C. A. M. da, & Santos, M. E. K. L. dos. (2026). Laboratórios de Ensino e Educação Matemática no ensino de Geometria: concepções de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Revista Baiana De Educação Matemática, 7(1), e202617. https://doi.org/10.47207/rbem.v7i1.27089
Seção
Artigos - Fluxo Contínuo
Biografia do Autor

Carlos Adriano Marcondes da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Cajamar-SP

Doutorando e Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul-SP. Possuo graduação em Licenciatura Plena em Matemática pelo Centro Universitário São Camilo e em Pedagogia pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Atualmente sou professor efetivo de Matemática Elementar da Rede Pública de Educação Básica no Município de Cajamar - SP. Dentro de minha carreira profissional e alguns estudos Pós-graduados, percebi a necessidade e interesse em linhas de estudos e pesquisas, como: (01) "Métodos e Práticas para o Ensino e a Aprendizagem de Matemática através da Filosofia e a História da Matemática", (02) "O Ensino e a Aprendizagem de Matemática de forma Interdisciplinar e Contextual", (03) "O Ensino e a Aprendizagem de Matemática através de grupos colaborativos de Alunos ou Professores - Agrupamentos Produtivos" e (04) "Formação de Professores para a Educação Básica - Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais".

Márcio Eugen, Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL

Professor e pesquisador no Programa de Pós graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul. Professor nos programas de Mestrado profissional , Mestrado Acadêmico e Doutorado. Vice coordenador do Comitê de ética e Pesquisa da Universidade Cruzeiro do Sul. Foi coordenador do projeto Matemática PIBID/Universidade Cruzeiro do Sul). Orientador - ( Universidade aberta Brasil/ Universidade Federal de São Paulo) ; Professor adjunto nos cursos de graduação e pós graduação da Universidade Cruzeiro do Sul, nos cursos de graduação atuação no ensino presencial e a distância nos cursos de Engenharia, tecnologias e negócios, Pedagogia, entre outros com disciplinas com enfoque na Matemática. Autor de materiais didáticos para rede municipal de ensino da prefeitura de São Paulo e para cursos de graduação na modalidade a distância. Tem experiência na área de Ensino de Matemática e tecnologias, com interesse nas seguintes temáticas: Estilos de aprendizagem, Tecnologias educacionais , Ensino de Matemática e Elementos de Probabilidade e Estatística. Orientador em trabalhos de iniciação cientifica com alunos das áreas tecnologias, engenharia e educação.

Referências

ALRØ, H.; SKOVSMOSE, O. Diálogo e aprendizagem em educação matemática. Tradução de Orlando de A. Figueiredo. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. 2ª Edição. Tradução: Eva Nick; Heliana de Barros Conde Rodrigues; Luciana Peotta; Maria Ângela Fontes; e Maria da Glória Rocha Maron. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

BOALER, J. Mentalidades Matemáticas: Estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. Tradução de Daniel Bueno. Porto Alegre, RS: Penso, 2018.

BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (org.). Pesquisa qualitativa em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018.

D’AMBROSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. São Paulo: Contexto, 1996.

D’AMBROSIO, U. Prefácio. In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (org.). Pesquisa qualitativa em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2023. p. 11–22.

DUVAL, R. Registros de representações semiótica e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. In: Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica. Organização de MACHADO, S. D. A., p. 11 – 33. Campinas-SP: Papirus, 2003.

FALCÃO, J. T. R. Psicologia da Educação Matemática: uma introdução. Autêntica Editora, 2003.

FALCÃO, J. T. R; Dez mitos acerca do ensino e da aprendizagem da matemática: síntese de pesquisas e reflexões teóricas? 1986/2006, In: IX Encontro Nacional de Educação Matemática, Belo Horizonte, 2007. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/files/ix_enem/Html/palestra.html. Acesso em: 15 jan. 2024.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 46. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

LORENZATO, S. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos. In: LORENZATO, S. Laboratório de ensino de matemática na formação de professores. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2010. p. 3–37.

MORAIS, R. S.; ONUCHIC, L. R. Uma abordagem histórica da resolução de problemas. In: ONUCHIC, L. R. et al. Resolução de problemas: teoria e prática. Jundiaí: Paco Editorial, 2021. p. 19–36.

RÊGO, R. G.; RÊGO, R. M.; VIEIRA, K. M. V. Laboratório de Ensino de Geometria. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2012.

SANTOS, C. A.; NACARATO, A. M. Aprendizagem em geometria na Educação Básica: a fotografia e a escrita na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2023.

SILVA, A. J. N. da; CABRITA, I. Laboratório de Educação Matemática na Universidade do Estado da Bahia: reflexos na formação de futuros professores. Revista Baiana de Educação Matemática, [S. l.], v. 5, n. 1, p. e202412, 2024. DOI: 10.47207/rbem.v5i1.21696. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/21696. Acesso em: 5 dez. 2024.

SKOVSMOSE, O. Educação Matemática crítica: a questão da democracia. 3 Edição. Tradução: Abgail Lins & Jussara de Loiola Araújo. Campinas: Papirus Editora, 2001.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Tradução de Francisco Pereira; Editoração e org. de Deise F. Viana de Castro. 17 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.