Chamada Dossiê - Mentalidades Matemáticas: Desenvolvimento do pensamento criativo e crítico em Matemática
Postado em 2025-11-28Dossiê: “Mentalidades Matemáticas: Desenvolvimento do pensamento criativo e crítico em Matemática”
Proponente:
Comitê Científico do 3º Encontro de Mentalidades Matemáticas
Este dossiê temático propõe reunir prioritariamente artigos produzidos a partir das comunicações científicas, relatos de experiência, oficinas, mini-cursos e palestras apresentados no 3º Encontro de Mentalidades Matemáticas (3º EMM), cujo tema central foi o Desenvolvimento do Pensamento Crítico e Criativo em Matemática.
O que é a abordagem Mentalidades Matemáticas?A abordagem Mentalidades Matemáticas (MM) foi desenvolvida pela professora Jo Boaler, da Universidade de Stanford, com base em evidências da neurociência, psicologia da educação e pesquisas sobre ensino de matemática. Ela é difundida pelo centro de pesquisa YouCubed e propõe uma transformação das práticas de ensino, promovendo:
- A mentalidade de crescimento: a crença de que todos podem aprender matemática em altos níveis com esforço, persistência e boas estratégias;
- O entendimento de erros como oportunidades de aprendizado;
- A valorização da colaboração, criatividade e raciocínio visual;
- O uso de tarefas abertas, com múltiplos caminhos e soluções (piso baixo – teto alto);
- A superação da cultura da rapidez e da memorização, favorecendo a compreensão profunda e o prazer em aprender.
Histórico no Brasil: pesquisas e experiências
A difusão da abordagem MM no Brasil teve início em 2016, com a atuação do Instituto Sidarta, que promoveu a tradução de livros de Boaler, oficinas e seminários, além da criação do programa Mentalidades Matemáticas Brasil. Em 2020, foi realizado o primeiro Curso de Férias MM, com estudantes do 5º ano da rede pública de Cotia-SP.
As pesquisas acadêmicas cresceram significativamente desde então, com a criação de grupos como o GPMEE (Grupo de Pesquisa em Matemática e Educação para a Equidade) no IFSP e o aumento da produção científica (mais de 12 dissertações e 10 TCCs desde 2019)
Encontros de Mentalidades Matemáticas (EMM)Os Encontros de Mentalidades Matemáticas consolidaram-se como momentos fundamentais de articulação da rede de pesquisadores(as), professores(as) e estudantes interessados(as) na abordagem:
1º EMM (2023) – Instituto Sidarta (Cotia-SP), nos dias 22, 23 e 24 de setembro de 2023:
- Participação de 125 pessoas;
- 31 trabalhos apresentados e 6 grupos de trabalho;
- Parceria com a Revista Nova Paideia para dossiê temático com 11 artigos publicados
2º EMM (2024)– Instituto Sidarta (Cotia-SP) nos dias 13, 14 e 15 de setembro de 2024:
- 150 participantes;
- 50 trabalhos submetidos, 12 oficinas e conferências sobre educação inclusiva e avaliação;
- Parceria com a Revista Temas & Conexões (Colégio Pedro II) para novo número especial
3º EMM (2025) – realizado no Colégio Pedro II (RJ), de 19 a 21 de setembro de 2025, com o tema "Desenvolvimento do Pensamento Crítico e Criativo em Matemática".
- 205 participantes;
- 80 trabalhos, 11 minicursos e 9 oficinas
O evento contou com a participação de docentes da educação básica e superior, discentes de licenciatura e pós-graduação, pesquisadores(as) de diversas regiões do Brasil e um convidado internacional vinculado ao centro de pesquisa YouCubed da Universidade de Stanford, o prof. Jack Dieckmann.
A proposta do presente dossiê é dar continuidade à produção e circulação do conhecimento construído no evento, divulgando pesquisas teóricas e práticas pedagógicas fundamentadas na abordagem das Mentalidades Matemáticas (MM).
Serão acolhidas contribuições originadas das seguintes modalidades do 3º EMM:
- Oficinas e Minicursos: relatos analíticos de experiências formativas com propostas didáticas para o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo;
- Relatos de Experiência: práticas pedagógicas implementadas em sala de aula, com ênfase na resolução de problemas reais, na escuta dos estudantes e na transformação de contextos escolares;
- Comunicações Científicas: resultados de pesquisas teóricas e empíricas sobre ensino de Matemática, formação docente, cultura escolar, currículo e tecnologias;
- Ensaios de Síntese: textos produzidos pelo Comitê Científico com base nas conferências e mesas-redondas do evento.
- Fortalecer a fundamentação teórica que subsidia a abordagem das Mentalidades Matemáticas;
- Socializar resultados de pesquisas e experiências fundamentadas na abordagem das Mentalidades Matemáticas;
- Promover o diálogo entre universidade e escola pública;
- Reforçar uma rede de colaboração nacional e internacional em torno da abordagem MM e temas correlatos.
Para avaliação duplo-cega dos trabalhos submetidos, membros do Comitê Científico do 3º EMM e pessoas convidadas por este mesmo Comitê serão incorporadas como pareceristas da RBEM.
Cronograma
Etapa
Período
Lançamento da chamada
Novembro de 2025
Submissão de artigos
Dezembro de 2025 a abril de 2026
Processo de avaliação por pares
maio a julho de 2026
Revisões finais e editoração
julho e agosto de 2026
Publicação do número especial
setembro de 2026
https://www.revistas.uneb.br/baeducmatematica/about/submissions