Análise acústico-comparativa da pronúncia de estudantes de língua inglesa com falantes nativos americanos
Palavras-chave:
Língua inglesa Vogais altas; Pares mínimosResumo
Este artigo descritivo objetiva analisar os dados e resultados advindos da pronúncia das vogais altas do inglês por alunas brasileiras, que passaram por diferentes períodos e níveis de ensino do Núcleo de Línguas da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com nativas americanas, nascidas no estado de Minnesota nos Estados Unidos da América. Os dados acústicos foram analisados através de parâmetros de qualidade vocálica de duração e de frequências, por meio de produções vocálicas dispostas em pares mínimos, em conformidade com os estudos de: Kent e Read (2015); Ladefoged (2001); entre outros. A pesquisa foi composta por três estudantes brasileiras e duas americanas nativas, as quais participaram de gravações e leituras de frases-veículo. Nos resultados abordamos as análises detalhadas de pares mínimos por meio das produções vocálicas de cada sujeito, demonstrando graficamente os fenômenos sonoros. Nosso intuito foi evidenciar os dados comparativos dos eventos específicos de sons de fala, produzidos pelo corpus, colaborando para reflexões a respeito da pronúncia de alunos de língua inglesa. Esperamos que as discussões apresentadas possam contribuir com os futuros estudos na área de linguística e fonética acústica e no âmbito do ensino formal do inglês.
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