A falácia da “falácia intencional”: O sentido intencionado d’O Mercador de Veneza, de William Shakespeare

Autores

Palavras-chave:

falácia intencional, Shakespeare, sentido cômico

Resumo

Membros da Nova Crítica, escola de crítica literária americana que predominou nas décadas de 1940 e 1950, cunharam os princípios falácia intencional e falácia afetiva, que essencialmente ditavam que as intenções de um autor são irrelevantes para o sentido de um texto literário. Para refutar esse princípio, discuto O Mercador de Veneza, uma comédia de William Shakespeare. Na peça, Shylock é o antagonista, o vilão cômico, o que é uma característica fundamental do sentido pretendido da peça. Neste artigo pretendo mostrar como esse princípio antiestético da Nova Crítica pouco contribui para a crítica literária.

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Biografia do Autor

Tiago Carvalho, UFMG

Mestre em Teoria da Literatura e doutor em Literaturas Anglófonas pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de Minas Gerias (UMFG). Atualmente, realizo pós-doutorado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

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Publicado

29.09.2025

Como Citar

CARVALHO, T. A falácia da “falácia intencional”: O sentido intencionado d’O Mercador de Veneza, de William Shakespeare. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 15, p. e23519, 2025. Disponível em: https://revistas.uneb.br/babel/article/view/23519. Acesso em: 15 nov. 2025.