Adequacy as a speech dimension: the case of an advice task
the case of an advice task
Palavras-chave:
Adequação, Oralidade, Tarefas, ConselhoResumo
Este artigo apresenta os resultados de um estudo que teve como objetivo investigar o uso da adequação (PALLOTTI, 2009) junto a complexidade, acurácia e fluência (SKEHAN, 1998) na avaliação da produção oral de brasileiros, estudantes de língua inglesa. Para tanto, dez participantes preencheram um questionário de perfil e realizaram uma tarefa de conselho. Os dados foram analisados por meio de testes de correlação e os resultados mostraram que a adequação pode ser utilizada como uma dimensão/medida adicional junto às dimensões/medidas tradicionais (complexidade, acurácia e fluência).
Downloads
Referências
ELLIS, Rod. The differential effects of three types of task planning on the fluency, complexity, and accuracy in L2 oral production. Applied Linguistics, v. 30, n. 4, p. 474–509, 2009. https://doi.org/10.1093/applin/amp042.
HOUSEN, Alex; KUIKEN, Folkert.. Complexity, Accuracy, and Fluency in Second Language Acquisition. Applied Linguistics, [S.L.], v. 30, n. 4, p. 461-473, 2009. http://dx.doi.org/10.1093/applin/amp048.
KOIZUMI, Rie; IN’NAMI, Yo. Predicting functional adequacy from complexity, accuracy, and fluency of second-language picture-prompted speaking. System, v. 120, n. 2, 2024. https://doi.org/10.1016/j.system.2023.103208.
KUÍKEN, Folkert; VEDDER, Ineke. Functional adequacy in L2 writing: Towards a new measurement construct. Language Testing, v. 34, n. 3, p. 321-336, 2017. https://doi.org/10.1177/0265532216663991.
LARSEN-FREEMAN, Diane. Adjusting Expectations: the study of complexity, accuracy, and fluency in second language acquisition. Applied Linguistics, [S.L.], v. 30, n. 4, p. 579-589, 2009. http://dx.doi.org/10.1093/applin/amp043.
NORRIS, John. M; ORTEGA, Lourdes. Towards an Organic Approach to Investigating CAF in Instructed SLA: the case of complexity. Applied Linguistics, [S.L.], v. 30, n. 4, p. 555-578, 20 nov. 2009. http://dx.doi.org/10.1093/applin/amp044.
PALLOTTI, Gabriele. CAF: defining, refining and differentiating constructs. Applied Linguistics, [S.L.], v. 30, n. 4, p. 590-601, 2009. http://dx.doi.org/10.1093/applin/amp045.
PALLOTTI, Gabriele. Holistic and analytic assessment of functional adequacy. In: KUIKEN, F; VEDDER, I. (Eds.), The Assessment of Functional Adequacy in Language Performance, Amsterdam: John Benjamins, 2022. https://doi.org/10.1075/task.2.1.
REVESZ, Alex; EKIERT, Monika; TORGERSEN, Eivind. The Effects of Complexity, Accuracy, and Fluency on Communicative Adequacy in Oral Task Performance. Applied Linguistics, [S.L.], v. 6, n. 37, p. 828-848, 2014. http://dx.doi.org/10.1093/applin/amu069.
SKEHAN, Peter. A Cognitive Approach to Language Learning. Oxford: Oxford University Press, 1998.
SKEHAN, Peter. Modelling Second Language Performance: integrating complexity, accuracy, fluency, and lexis. Applied Linguistics, [S.L.], v. 30, n. 4, p. 510-532, 1 dez. 2009. Oxford University Press (OUP). http://dx.doi.org/10.1093/applin/amp047.
SKEHAN, Peter. The context for researching a processing perspective on task performance. In: SKEHAN, P. (Ed.), Processing perspectives on task performance. Amsterdam: John Benjamins, 2014.
SPECHT, André Luís; D'ELY, Raquel Carolina Souza Ferraz. Enhancing strategic planning through strategy instruction: the effect of two types of strategy instruction on learners' oral planned performance. Ilha do Desterro A Journal Of English Language, Literatures In English And Cultural Studies, [S.L.], v. 73, n. 1, p. 43-62, 31 jan. 2020. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). http://dx.doi.org/10.5007/2175-8026.2020v73n1p43.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, porém ao submeter os originais, concordam em transferir a este periódico os direitos da primeira publicação. Isto deve ser informado em caso de nova edição do texto. As produções que derivarem deste material, devem obrigatoriamente citar a fonte. Os textos publicados nesta revista, salvo indicações contrárias, encontram-se sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.