Ensino de Língua Inglesa (ELI) com perspectiva de Inglês como Língua Franca (ILF): construindo planos de aula para o ensino médio

Autores

Palavras-chave:

Inglês como Língua Franca (ILF), Ensino de Língua Inglesa (ELI), Planos de aula.

Resumo

Após a inclusão do termo Inglês como Língua Franca (ILF) na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), as ações voltadas para a compreensão e discussão do termo ILF que, aos poucos, vinham sendo discutidas nos cursos de graduação no Brasil (GIMENEZ; EL KADRI; CALVO, 2018) passaram a ser objeto de debates mais intensos, dúvidas, questionamentos e até inseguranças por parte dos professores em formação inicial e/ou continuada. Pesquisas com ILF e ensino indicam a necessidade de refletir sobre ações mais práticas que orientem tomadas de decisões pedagógicas por parte dos professores (ALVES, 2024; SANTOS, 2023).  Nesse sentido, o que pretendemos neste artigo, é descrever o desenvolvimento de planos de aulas conscientes de ILF durante a construção de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e analisar o que, como e porque esses planos refletem características de consciência de ILF para o Ensino Médio. Além disso, pretendemos discutir de que maneira esses planos podem seguir uma abordagem de Ensino de Língua Inglesa (ELI) integrada à perspectiva de ILF e da Linguística Aplicada Crítica (LAC). 

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Biografia do Autor

Lucielen Porfírio, Universidade Tecnológica Federal do Parana (UTFPR)

Professora adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Parana (UTFPR). É doutora em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Possui também duas graduações, uma em Pedagogia e outra em Letras - Inglês. Ela trabalha há mais de 15 anos como professora do ensino superior com foco principal na formação de professores. Seus interesses de pesquisa estão em Ensino de Línguas Estrangeiras, Formação de Professores e Inglês como Língua Franca.

Caroline Stephany Santos Ribeiro, Escola Girassol

Licenciada em Letras Vernáculas e Língua Estrangeira (Inglês) e Bacharel em Língua Estrangeira (Inglês) pela Universidade Federal da Bahia. É também Pedagoga pelo Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE), e atua como professora bilíngue na Escola Girassol, em Salvador-BA. É professora particular de língua inglesa e pesquisadora na área de Inglês como Língua Franca. Estudou em Londres, na instituição Hampstead School of English no treinamento para professores Primary Methodology Language and Primary CLIL pela British Study Centres. Atua como professora há 10 anos, e, em 2023, apresentou os resultados de pesquisa em Lesson Study no World Association of Lesson Study (WALS) em Zwolle, Países Baixos.

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Publicado

24.07.2025

Como Citar

PORFÍRIO, L.; RIBEIRO, C. S. S. Ensino de Língua Inglesa (ELI) com perspectiva de Inglês como Língua Franca (ILF): construindo planos de aula para o ensino médio. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 15, p. e22447, 2025. Disponível em: https://revistas.uneb.br/babel/article/view/22447. Acesso em: 17 nov. 2025.