Duplicações possíveis: leitura do conto "Troca d’Armas", de Luisa Valenzuela.

Autores

Palavras-chave:

Troca D'Armas, Luisa Valenzuela, Ricardo Piglia, Teoria do conto

Resumo

Apresentamos, neste artigo, uma análise do conto Troca D'Armas, de Luisa Valenzuela, publicado na obra homônima no ano de 1982, à luz da teoria do conto de Ricardo Piglia, a qual postula que um conto sempre conta duas histórias. A partir das formulações de Piglia sobre as formas breves, é possível analisar o enredo de Valenzuela por duas vias: uma particular, relacionada ao sofrimento da protagonista, e outra mais ampla, que aborda os diferentes sintomas que a memória de um país sofre ao passar por um período traumático. Nesse caso, o período entre 1976 e 1983, da última ditadura militar argentina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Brandão, Universidade Federal de São Paulo

Danilo Brandão é natural de São Paulo, nascido em 1996. Graduou-se em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina e é mestre em Literatura pela Universidade Federal de São Paulo.

Referências

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Ed. 34, 2009.

MEMÓRIA E RESISTÊNCIA. Histórico da ditadura civil-militar Argentina. Disponível em: https://memresist.webhostusp.sti.usp.br/?page_id=239. Acesso em: 15 jan. 2024.

PIGLIA, Ricardo. Formas breves. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

SALGUEIRO, Wilberth. O que é literatura de testemunho (e considerações em torno de Graciliano Ramos, Alex Polari e André Du Rap. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/article/view/22610. Acesso em: 15 jan 2024.

SESANA, Laura. Procesos de liberación: Cambio de armas. Disponível em: https://concept.journals.villanova.edu/article/view/150/121. Acesso em: 15 jan. 2024.

SELIGMANN-SILVA, Márcio (Org.). O testemunho entre a ficção e o “real”. In: História, memória, literatura: o testemunho na era das catástrofes. Campinas (SP): Editora da Unicamp, 2003.

VALENZUELA, Luisa. Troca d’Armas. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Art Editora, 1986.

VOGAS, Vitor Bourguignon; SALGUEIRO, Wilberth Claython Ferreira. Memória e cicatriz da ditadura civil-militar argentina em "Cambio de armas", de Luisa Valenzuela. Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES, v. 43, n. 1, p. 09-39, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/38087. Acesso em: 15 jan 2024.

Downloads

Publicado

03.08.2025

Como Citar

BRANDÃO, D. Duplicações possíveis: leitura do conto "Troca d’Armas", de Luisa Valenzuela. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 15, p. e20339, 2025. Disponível em: https://revistas.uneb.br/babel/article/view/20339. Acesso em: 16 fev. 2026.