SIMBIOSE DE SABERES MEDIADO PELA PESQUISA E PELA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: o enfrentamento de desafios sociais.

Conteúdo do artigo principal

Anderson Teles Gonçalves
Ana Lícia de Santana Stopilha
Aline de Oliveira Andrade

Resumo

O presente artigo baseia-se nas experiências com grupos de mulheres agricultoras
que participam do Projeto Maria Camponesa da Universidade do Estado da Bahia - Campus
XV, o qual visa o desenvolvimento social na perspectiva da economia solidária. O respectivo
projeto tem por objetivo principal manter diálogo com grupos de agricultoras familiares do
município de Valença/Ba orientando-as para melhoria de suas práticas produtivas. Para tanto,
a partir da pesquisa-ação nos relacionamos com as participantes do projeto através de feiras
solidárias, rodas de conversa, diagnóstico rural participativo e oficinas. A fim de construirmos
conhecimentos e simbiose de saberes, com os grupos de agricultoras traduzidos em vínculos
afetivos e sociais capazes de contribuir para o fortalecimento de ações necessárias ao
enfrentamento de desafios tanto da universidade quanto dos grupos de agricultoras
envolvidos. O projeto está ativo e aberto aos docentes, estudantes e concessão de bolsas de
monitoria de extensão e camponesas, sendo fonte de pesquisa e extensão da Universidade do
Estado da Bahia-Campus XV, Valença Bahia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Gonçalves, A. T., Lícia de Santana Stopilha, A., & de Oliveira Andrade, A. (2019). SIMBIOSE DE SABERES MEDIADO PELA PESQUISA E PELA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: o enfrentamento de desafios sociais. Revista Internacional De Análise Cognitiva, 1(1). https://doi.org/10.63128/2965-5110.2019.9476
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ana Lícia de Santana Stopilha, UNEB

Possui Doutorado em Difusão do conhecimento pela Universidade Federal da Bahia, Mestrado em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional pela Universidade do Estado da Bahia, é especialista em Administração Pública pela Universidade Estadual de Feira de Santana ( 1996) , especialista em Educação à Distância pela Universidade do Estado da Bahia, Bacharelado em Administração pela Universidade Católica do Salvador (1986) e graduação em Licenciatura em Administração pela Universidade do Estado da Bahia (1993) . Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia(UNEB). Tem experiência como professora formadora do curso de bacharelado e de pós graduação em gestão pública à distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em convênio com a UNEB. Atua nas áreas de Economia solidária, Administração, educação e educação à distância.

Aline de Oliveira Andrade, UNEB

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Campus XV, Valença. Especialista em Gestão Estratégica e Negócios pela UNEB - Campus V, Santo Antônio de Jesus, tem especialização também em Coordenação Pedagógica pela Faveni. Mestra em Educação do Campo na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Campus de Amargosa. Docente da UNEB, Campus XV. Possui experiência em atividades universitária: ensino, pesquisa e extensão pela FAPESB, UNEB, UFRB e Incubadora. Experiência profissional com professora de ensino superior graduação e pós-graduação (na modalidade presencial e EaD), educadora popular/social com grupos produtivos, coordenação de projetos sociais direcionados para geração de renda e trabalho, valorização de saberes e identidades locais.Vice-coordenadora da INCUBA-Uneb e membro pesquisadora da INCUBA-UFRB.