Análise Cognitiva: uma discussão a partir da análise de cinco artigos retirados dos Periódicos Capes

Conteúdo do artigo principal

Maria do Socorro Batista de Jesus Cruz
José Mário Araújo
Eudaldo Francisco dos Santos Filho

Resumo

O artigo apresentado traz uma investigação preliminar sobre a Análise Cognitiva,
enquanto possibilidade de análise de produção acadêmica. Uma das intenções é apontar para a
possibilidade de afirmação do campo como uma metodologia analítica da
multirreferencialidade de aspectos do conhecimento. Assim, o trabalho apresenta a análise de
quatro artigos retirados de cinco bases de pesquisa da Capes (2018 – 2019) e uma tese
publicada no repositório da Universidade Federal da Bahia no ano de 2014 para verificar a
frequência do termo “análise cognitiva” e se apresentava definição. Adotamos a metodologia
da análise cognitiva, enquanto campo multirreferencial de conhecimento, uma vez que
procura explicar e entender os processos implicados na cognição. A metodologia se
desenvolve a partir da busca coletiva em artigos e publicações, a partir uma análise crítica e
interativa, privilegiando sistemas estruturais do conhecimento, tais quais, científico,
tecnológico, afetivo, religioso, artístico, dentre outros. Concluímos que apenas a Tese de
doutorado analisada trazia elementos que demonstram a definição do termo e, a preocupação
na difusão do conhecimento de forma socializada e pública para que todos os agentes
envolvidos tenham a oportunidade de integrar esse processo de apreensão do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Cruz, M. do S. B. de J., Mário Araújo, J., & Francisco dos Santos Filho, E. (2019). Análise Cognitiva: uma discussão a partir da análise de cinco artigos retirados dos Periódicos Capes. Revista Internacional De Análise Cognitiva, 1(1). https://doi.org/10.63128/2965-5110.2019.9475
Seção
Artigos
Biografia do Autor

José Mário Araújo, UNEB

Técnico em Instrumentação pela Escola Técnica Federal da Bahia (ETFBA,1991), Graduado em Licenciatura Plena em Eletricidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB,1996), Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES,2003) e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 2011). Atualmente é professor da área de tecnologia em eletro-eletrônica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. É membro do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE); da International Association of Engineers (IAENG) - Society of Electrical Engineering; da Sociedade Brasileira de Automática (SBA) - afiliada ao IFAC; e da Brazilian Association for Computational Methods in Engineering (ABMEC). Professor TITULAR da carreira EBTT dos IFs, com a tese intitulada "Alocação de Autoestrutura em Sistemas Lineares de Segunda Ordem: Contribuições à Análise e Projeto de Alocação Parcial e Total". Tem experiência acadêmica na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas lineares e Controle Linear.

Eudaldo Francisco dos Santos Filho, UNEB

Possui graduação em Desenho Industrial, pela Universidade do Estado da Bahia, especialização em Administração Pública com Aprofundamento em Gestão, pela Universidade Estadual de Feira de Santana e especialização em Design de Produto, pela Universidade do Estado da Bahia. Mestrado em Desenho, Cultura e Contemporaneidade pela Universidade Estadual de Feira de Santana e Doutorado em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia. Professor do Curso de Design UNEB. Compõe o corpo docente do Doutorado em Difusão do Conhecimento UNEB/UFBA/IFBA, Mestrado Profissional em Segurança Pública UGFBA e Programa de pós graduação em Artes Visuais da UFBA. Perito Técnico do Departamento de Polícia Técnica especialista em Representação Facial Humana. É Coordenador do LBI - Laboratório de Biometria e Imagem UNEB.