QUESTÃO DA IGUALDADE DE GÊNERO NAS COMUNIDADES RURAIS MOÇAMBICANAS NO PERÍODO PÓS-COLONIAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PROVÍNCIA DE GAZA
Resumo
Nesta pesquisa foram analisadas as dinâmicas sociais das comunidades rurais moçambicanas, com enfoque na igualdade de gênero. As narrativas foram recolhidas em algumas comunidades da província de Gaza, a partir dos líderes comunitários, grupos de mulheres e homens casados. A metodologia consistiu na pesquisa bibliográfica, documental e nas entrevistas. O estudo mostra que as dinâmicas e as relações sociais entre mulheres e homens revelam problemáticas, tabus e secundarização da mulher. Há registro de instituições e organizações que visam dar mais atenção à mulher nos seus diferentes contextos sociais. Essa atenção surge a partir de uma constatação quase generalizada, de uma posição secundária e subalterna da mulher, em grande medida nas zonas rurais e periurbanas. Porém, essas instituições de combate à violência doméstica, baseada no gênero, reportam práticas recorrentes, o que denota a transgressão dos direitos humanos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores após a publicação na Revista África(s).
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.