QUESTÃO DA IGUALDADE DE GÊNERO NAS COMUNIDADES RURAIS MOÇAMBICANAS NO PERÍODO PÓS-COLONIAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PROVÍNCIA DE GAZA

Autores

  • Rafael Herculano Madime Universidade Save-Moçambique.

Resumo

Nesta pesquisa foram analisadas as dinâmicas sociais das comunidades rurais moçambicanas, com enfoque na igualdade de gênero. As narrativas foram recolhidas em algumas comunidades da província de Gaza, a partir dos líderes comunitários, grupos de mulheres e homens casados. A metodologia consistiu na pesquisa bibliográfica, documental e nas entrevistas. O estudo mostra que as dinâmicas e as relações sociais entre mulheres e homens revelam problemáticas, tabus e secundarização da mulher. Há registro de instituições e organizações que visam dar mais atenção à mulher nos seus diferentes contextos sociais. Essa atenção surge a partir de uma constatação quase generalizada, de uma posição secundária e subalterna da mulher, em grande medida nas zonas rurais e periurbanas. Porém, essas instituições de combate à violência doméstica, baseada no gênero, reportam práticas recorrentes, o que denota a transgressão dos direitos humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Herculano Madime, Universidade Save-Moçambique.

PhD em História da África Contemporânea, Mestre em Ciências Políticas e Estudos Africanos e Licenciado em Ensino de História.

Downloads

Publicado

2025-02-10