CURRÍCULO LOCAL NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA PONTE ENTRE OS SABERES LOCAIS E OS UNIVERSAIS
Resumo
Este artigo discute currículo local enquanto ponte, espaço e veículo de emancipação das culturas autóctones no contexto escolar em Moçambique. O objetivo é analisar até que ponto o currículo local tem servido de instrumento para emancipação das culturas indígenas dentro daquelas ditas modernas, ou seja, a voz e o lugar que os conhecimentos locais ocupam diante dos saberes universais. De fato, o currículo local, no contexto moçambicano, foi concebido com intuito de aproximar a realidade dos alunos à sala de aula, resgatar os valores que tendem a desaparecer, e acima de tudo, fortalecer a moçambicanidade. Para o efeito, vários desafios foram colocados ao subsistema com vistas a garantir a sua efetivação e o alcance dos propósitos para os quais a inovação foi concebida, dentre os quais destaca-se a formação dos professores e o envolvimento efetivo das comunidades na gestão escolar.
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