O papel da mulher x a mulher no papel: o conto “O papel de parede amarelo”, de Charlotte Perkins Gilman nos labirintos da escrita feminina

Autores

  • Hortência de Melo Gianvechio Universidade Federal de Goiás/ Campus Catalão
  • Luciana Borges Universidade Federal de Goiás/ Campus Catalão
  • Silvana Augusta Barbosa Carrijo Universidade Federal de Goiás/ Campus Catalão

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v13i2.7421

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o conto "O papel de parede amarelo", de Charlotte Perkins Gilman, buscando traçar uma leitura que demonstre como o conto pode ser lido como forma de denúncia da condição da mulher-escritora do século XIX. Apoiando-se em teóricas como Norma Telles (2004), Emilia Viotti da Costa (2000) e Marina Colasanti (1991) e lançando um olhar para além dos elementos de terror e fantasmagoria, que neste artigo ocupam papel secundário, percebe-se que a atmosfera densa e sombria do conto se revela muito mais na concretude do dia a dia da narradora do que nos elementos misteriosos e sombrios que a personagem utiliza para descrever a casa e os objetos que a compõem. Transitando entre elementos autobiográficos e de terror psicológico, o conto retrata a patologização dos desejos e reivindicações das mulheres, por meio da figura de John, médico e marido da protagonista, que representa a instância médica à qual as mulheres estavam submetidas, uma instância opressora e cúmplice do pacto perverso de adoecer mulheres e confiná-las em clínicas psiquiátricas – tudo em prol da manutenção da ordem social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-26

Como Citar

GIANVECHIO, H. de M.; BORGES, L.; CARRIJO, S. A. B. O papel da mulher x a mulher no papel: o conto “O papel de parede amarelo”, de Charlotte Perkins Gilman nos labirintos da escrita feminina. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 192–207, 2019. DOI: 10.35499/tl.v13i2.7421. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/7421. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS