Palavra e desejo de mulher notas sobre lírica e erotismo em Graça Nascimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v13i2.7034

Palavras-chave:

Poesia de Autoria Feminina, Erotismo, Sexualidade Feminina

Resumo

O artigo tece reflexões sobre a relação mulher, escrita, erotismo e sexualidade na poesia brasileira a partir da análise da obra de Graça Nascimento, poetisa pernambucana que, nascida na cidade de Canhotinho, vive na penumbra da cena literária nacional, apesar de seu intenso ativismo cultural. O objetivo é pensar como se constrói o discurso erótico na lírica dessa poetisa e evidenciar como tal discurso confere à obra dela uma dicção que, embora com traços próprios, mantém-se em diálogo com o discurso erótico erigido por outras poetisas já consagradas na lírica brasileira que ousaram falar de desejo, sexo, sexualidade a partir de uma perspectiva centrada no feminino. Na consecução de tal objetivo, as reflexões, ao longo do trabalho, respaldam-se nos estudos de Bataille (1987), Hegel (2004), Paz (1994), Soares (1991). Espera-se contribuir para os estudos acerca da produção literária de autoria feminina, em especial para aqueles que procuram refletir sobre como a palavra literária tem servido de esteio para que mulheres possam falar de corpo, desejo e sexualidade, apesar dos interditos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Medeiros da Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Doutor em Letras pela Universidade Federal da Paraíba e docente do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e do curso de Letras do Campus VI da Universidade Estadual da Paraíba.

Downloads

Publicado

2019-12-26

Como Citar

DA SILVA, M. M. Palavra e desejo de mulher notas sobre lírica e erotismo em Graça Nascimento. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 58–74, 2019. DOI: 10.35499/tl.v13i2.7034. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/7034. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO