O silêncio como estratégia para o diálogo em “Silence” da obra Vastafala, de Antonio Barreto

Autores

  • Guaraciaba Micheletti UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL - UNICSUL USP
  • Janusa Guimarães Gomez UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v12i2.5020

Palavras-chave:

Poema, Vastafala, Estilística, Silêncio, Diálogo

Resumo

Este artigo versará sobre os resultados obtidos por meio da análise do poema “Silence”, parte integrante do livro Vastafala, de Antonio Barreto. Investigamos, nesse texto literário, os recursos utilizados pelo sujeito poético cujo objetivo é promover o diálogo evocando a necessidade intrínseca do ser humano que é expressar-se e comunicar-se. Numa aparente ação paradoxal, ele coloca condições para emergência do diálogo. O enunciador de “Silence” espera estabelecer um contato com seu interlocutor por meio de “conversaremos”, explorando várias possibilidades do léxico. A fundamentação teórica que norteou esta análise e interpretação foram os estudos de Martins (2012) que tratam da Estilística e apontam quais estratos devem ser verificados nesse tipo de estudo: o som, a palavra, a sintaxe, os desdobramentos dessas três camadas e aspectos enunciativos; as referências bibliográficas se expandem para Orlandi (2015), que aborda as questões da significação do silêncio, Garcia (2011) cujo propósito seja a comunicação em prosa atentando para “moderna” sobre a estrutura sintática e a feição estilística da frase e Bechara (2009), cujos estudos focalizam a gramática normativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guaraciaba Micheletti, UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL - UNICSUL USP

Dra. em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo – USP. Coordenadora e orientadora do programa de pós-graduação Mestrado em Linguística da Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL. Professora aposentada da USP.

Janusa Guimarães Gomez, UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

Aluna de Mestrado em Linguística, Linha de Pesquisa: Estilística, Gramática e estilo.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

MICHELETTI, G.; GOMEZ, J. G. O silêncio como estratégia para o diálogo em “Silence” da obra Vastafala, de Antonio Barreto. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 31–41, 2018. DOI: 10.35499/tl.v12i2.5020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/5020. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS