O espaço da leitura de gêneros multissemióticos em documentos oficiais do ensino médio: alguns apontamentos

Autores

  • Rosivaldo Gomes Departamento de Letras e Artes - Universidade Federal do Amapá - UNIFAP.

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v12i1.4602

Resumo

Objetiva-se, com este artigo, apresentar algumas discussões crítico-reflexivas a respeito de orientações oferecidas por documentos oficiais voltados para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio no Brasil – Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM, 2000); Orientações Curriculares Nacionais do Ensino Médio (OCEM, 2006), mais especificamente no que diz respeito ao trabalho com leitura de textos de gêneros multissemióticos/multimodais. O estudo, de caráter documental, torna-se relevante no sentido de buscar problematizar quais orientações são oferecidas por esses documentos para o trabalho de leitura, uma vez que esses, em maior ou menor grau, influenciam a elaboração de propostas curriculares educacionais nos municípios e estados brasileiros, bem como têm forte impactos na elaboração de materiais didáticos que são submetidos à avaliação do Ministério da Educação, como é o caso dos livros didáticos. Além disso, buscou-se mostrar quais concepções de língua, linguagem e texto são focalizadas por esses documentos no trato com o ensino de Língua Portuguesa. O estudo conclui que o conjunto de documentos investigados orienta, de forma geral, para um trabalho pouco sistemático em relação à leitura de textos de gêneros multissemióticos. Contido, é possível vermos algumas direcionamentos a respeito do trabalho de leitura desses gêneros no último documento publicado – OCNEM – no qual se estão presentes algumas proposições em relação ao papel da leitura desses gêneros relacionadas com práticas de diversos letramentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosivaldo Gomes, Departamento de Letras e Artes - Universidade Federal do Amapá - UNIFAP.

Pós-doutorando pelo Departamento de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Amapá, na área de Educação e formação de professores. Doutor em Linguística Aplicada - Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/UNICAMP) na área de Linguagens, Educação Linguística e tecnologia. Especialista em Linguística Aplicada, com ênfase em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental e Políticas Públicas (PPGDAP/UNIFAP), com pesquisa voltada para materiais didáticos impressos de divulgação/popularização científica de educação ambiental para educação infantil. Graduado em Letras Português e Literatura pela Universidade Federal do Amapá. Professor Adjunto I de Língua Portuguesa e Didática das Línguas do Departamento de Letras e Artes da Universidade Federal do Amapá.

Downloads

Publicado

2018-07-19

Como Citar

GOMES, R. O espaço da leitura de gêneros multissemióticos em documentos oficiais do ensino médio: alguns apontamentos. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 105–129, 2018. DOI: 10.35499/tl.v12i1.4602. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/4602. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS