A argumentação no texto propagandístico: Um enfoque na linguagem

Autores

  • Marcos Suel Santos Secretaria Municipal de Educação - SEMED Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v12i1.4103

Palavras-chave:

Linguagem, Propaganda, Recurso argumentativos

Resumo

O presente artigo tem a pretensão de investigar a linguagem presente no texto propagandístico, bem como os recursos argumentativos que sedimentam semanticamente o texto. A investigação consiste tanto em teorias acerca do tema quanto em análise de uma propaganda da cerveja Devassa, a qual foi realizada por meio de aspectos descritivos. Essa análise foi baseada nos estudos defendidos por Koch (2009), Pinker (2004), Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005) e Sandmann (2010), os quais tornam, juntamente com a análise do corpus escolhido, válidos os apontamentos aqui registrados. Com isso, percorrer os caminhos que conduzem o emissor e o receptor a chegarem ao seu destino: a satisfação pela venda e aquisição do produto, sendo essa uma tarefa para a linguagem.

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Biografia do Autor

Marcos Suel Santos, Secretaria Municipal de Educação - SEMED Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Letras, pela Universidade Federal de Alagoas.

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Publicado

2018-07-19

Como Citar

SANTOS, M. S. A argumentação no texto propagandístico: Um enfoque na linguagem. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 146–161, 2018. DOI: 10.35499/tl.v12i1.4103. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/4103. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS