Olhar africana no tornar-se feminista: Por uma nova geração no mundo de Chimamanda

Autores

  • Ineildes Calheiro Doutoranda em Difusão do Conhecimento DMMDC – Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar, locado na UFBA.
  • Eduardo Oliveira Professor Adjunto da FACED/ UFBA (Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia) e do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento – DMMDC (em Rede)

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v11i2.3901

Palavras-chave:

Identidade, Estudos Culturais, Educação feminista

Resumo

A resenhada, Chimamanda Ngozi Adichie, autora do best-seller internacional Americanah, é feminista, negra, nigeriana nascida em Enugu, em 1977, com obras publicadas desde 2008. Vive entre a Nígéria e os Estados Unidos devido a uma bolsa de estudos recebida pela MacArthur Foundation. Neste manifesto em forma de carta, contendo quinze sugestões para criar filhos na perspectiva feminista, a autora adentra ao tema igualdade de gênero, e nessa incursão insere sua experiência no contexto do feminismo. Nesse sentido, vários fatores da imposição de gênero são elementos de sua reflexão, que parte da infância com os brinquedos sexuados, às diferenças de papéis no casamento.  No nosso entendimento sobre o texto, intitulado“, educando crianças feministas é uma maneira de preparar a nova geração para a igualdade nas relações de gênero, e que tende a ultrapassar territórios, portanto, estende-se ao mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ineildes Calheiro, Doutoranda em Difusão do Conhecimento DMMDC – Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar, locado na UFBA.

Financiada pela CAPES. Graduada em Educação Física (UNIME – Lauro de Freitas/BA), Mestra em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB e doutoranda em Difusão do Conhecimento, DMMDC. Pesquiso sobre gênero e raça no esporte como mercado de trabalho, com o foco no mundo futebolístico.

Eduardo Oliveira, Professor Adjunto da FACED/ UFBA (Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia) e do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento – DMMDC (em Rede)

Pós-doutorando, filósofo e antropólogo. Doutor em Filosofia, professor Adjunto da FACED/ UFBA (Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia) e do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento – DMMDC (Doutorado em rede locado na UFBA). Ex-coordenador deste citado Programa. Autor de alguns livros e publicações diversas
AUTORA NIGERIANA

Downloads

Publicado

2018-04-08

Como Citar

CALHEIRO, I.; OLIVEIRA, E. Olhar africana no tornar-se feminista: Por uma nova geração no mundo de Chimamanda. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 218–224, 2018. DOI: 10.35499/tl.v11i2.3901. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/3901. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

RESENHAS