Linguística Aplicada e Estudos discursivos: ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira num cursinho popular voltado para o Enem

Autores

  • Carlos Eduardo da Silva Ferreira Unesp/Unicamp/Univesp

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v11i1.3672

Palavras-chave:

Ensino, Língua espanhola, Vestibular, Enem.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar questões relacionadas ao ensino de língua espanhola tendo como foco a preparação dos alunos para a avaliação do Enem. Tais questões nasceram do projeto desenvolvido durante o meu Estágio Supervisionado de Prática de Ensino de Língua Estrangeira, juntamente com meu grupo, ocorrido no ano de 2012. Ao mesmo tempo, o espaço aqui oportunizado traz reflexões teóricas entre a Linguística Aplicada e os estudos discursivos. O referido projeto foi aplicado aos alunos de um cursinho pré-vestibular mantido pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, na condição de optativa. O minicurso, com carga horária de 30 horas, que foi ministrado por mim e colegas da turma, teve como objetivos 1) possibilitar aos vestibulandos a aproximação de reflexões sobre culturas diferentes e fazer com que eles relacionassem o sistema linguístico-discursivo da língua portuguesa ao sistema da língua espanhola, utilizando para tal, atividades de leitura e interpretação de diferentes tipos de textos escritos em língua espanhola; 2) desenvolver a competência linguístico-discursiva do público-alvo; e 3) preparar o vestibulando para a avaliação do Enem 2012. Ao final do minicurso, o grupo considerou como aspectos positivos as reflexões ocorridas sobre as variedades linguísticas na língua espanhola e as discussões sobre as semelhanças entre a língua materna e a língua estrangeira e ainda as adequações de elementos linguísticos aos diferentes gêneros discursivos estudados.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo da Silva Ferreira, Unesp/Unicamp/Univesp

Linguística e Língua Portuguesa

Downloads

Publicado

2018-04-08

Como Citar

FERREIRA, C. E. da S. Linguística Aplicada e Estudos discursivos: ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira num cursinho popular voltado para o Enem. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 115–133, 2018. DOI: 10.35499/tl.v11i1.3672. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/3672. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

EXPEDIENTE