Memória e identidade na obra Fim de Fernanda Torres.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v11i1.3437

Palavras-chave:

Memória. Identidade. Nome próprio.

Resumo

O presente artigo baseia-se na história do personagem Ciro, do livro Fim (2013), de autoria da escritora Fernanda Torres para discutir a relação entre memória individual e o nome próprio como portador de uma identidade, pois consideramos que a identidade, enquanto determinante das características individuais, é construída por meio da relação dialógica e pela troca de experiências. Desse modo, tudo o que é compartilhado nesse contato com o outro fica gravado na memória. E, assim, as relações memorialísticas e indentitárias se constituem por meio do convívio em sociedade e individual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Doroteia CARNEIRO dos Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduada em Letras (UESC), Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Mestra em Letras, linguagens em Representações (UESC). Atualmente é professora de Língua Portuguesa do Fundamental II em Ilhéus e Arataca.

Cláudio do Carmo Gonçalves, UNEB/UESC

Doutor em Ciência da Literatura pela UFRJ / Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia / UNEB; Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Mestrado em Linguagens e Representações da UESC.

Downloads

Publicado

2018-04-08

Como Citar

DOS SANTOS, D. C.; GONÇALVES, C. do C. Memória e identidade na obra Fim de Fernanda Torres. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 106–114, 2018. DOI: 10.35499/tl.v11i1.3437. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/3437. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

EXPEDIENTE